Após um conta-gotas interminável, eis a Nova Volkswagen Amarok 2023, a segunda geração da picape média da marca alemã, que não veremos por aqui.
O modelo, que seria feito na Argentina, parte para sua aventura a partir da África do Sul, usando a plataforma da Nova Ford Ranger e buscando afirmar-se no promissor mercado de picapes.
Com visual parrudo na frente, tendo faróis full LED elevados e uma grade dupla com projeção suave do para-choque, a Nova Amarok mostra evolução estética.
Contudo, observando a carroceria, a lembrança da Nova Ranger se faz, afinal, ela tem o “DNA” do modelo que virá de General Pacheco com o oval azul.
Atrás, as lanternas em LED são bem expressivas e em tamanho maior que o comum, destacando mais o conjunto, assim como o para-choque com múltiplos revestimentos.
Na versão Panamericana, a Nova Amarok ganha um aspecto mais esportivo e focado no fora de estrada.
Tendo uma boa caçamba com cobertura retrátil como destaque, a Nova Amarok surge com capacidade de carga de até 1.160 kg, enquadrando-a bem em seu segmento.
Por dentro, as formas retilíneas expõem também parte do acabamento em plástico duro, notavelmente perceptível no console central, ainda que a parte superior do painel tenha revestimento soft.
O display de 12 polegadas na vertical, abriga a multimídia baseada na SYNC 4 da Ford, modernizando o cockpit da Amarok 2023, que também tem cluster digital e volante no padrão VW.
A alavanca de transmissão achatada também chama atenção, assim como o freio de estacionamento eletrônico.
As portas também têm acabamento interessante no topo, enquanto os bancos seguem um padrão diferente do esperado em um VW, mas plenamente aceitáveis.
Oferecida nas versões Amarok, Life, Style, Panamericana e Aventura, a picape da VW tem 20 sistemas de assistência ao condutor, um pacote ADAS+.
Na mecânica, a Nova Amarok 2023 tem motor EA288 2.0 TDI de 150 ou 170 cavalos, assim como uma variante de dois turbos com 209 cavalos.
Com o EA897, o 23.0 TDI, a Amarok de segunda geração tem 238 ou 250 cavalos, a depender do mercado. A tração é 4×4 com reduzida, não tendo mais o sistema permanente, que fica na antiga, vendida aqui.
Por fim, um quatro em linha 2.3 EcoBoost dispõe de 302 cavalos para a Amarok 2023, com transmissão manual de seis marchas nas duas opções mais fracas, com automática de 10 marchas da GM-Ford nas demais.