A Ford não tem mais fábricas de automóveis ou motores no Brasil, porém, a engenharia do fabricante americano continua atuando intensamente no país.
Com a recente contratação de 500 pessoas em Camaçari-BA, a Ford ampliou o quadro para 1.500 profissionais que trabalham diretamente com as operações globais da marca.
O envolvimento da engenharia brasileira da Ford se dá no desenvolvimento de tecnologias para mobilidade futura, como veículos elétricos, autônomos e conectados.
Por ser um dos nove centros de pesquisa e desenvolvimento da Ford, a instalação em Camaçari não teve o mesmo destino da planta de veículos e de motores no mesmo complexo.
O mesmo ocorreu com o Campo de Provas de Tatuí, no interior de São Paulo, onde os testes de novas tecnologias para veículos da Ford continuam.
Daniel Justo, presidente da Ford América do Sul, diz: “A inovação contínua é o diferencial entre as empresas que vão crescer e as que vão desaparecer neste mundo em constante mudança. Isso nos leva a outro grande desafio: a demanda cada vez maior por engenheiros e especialistas”.
Justo continua: “Vimos nesse cenário a oportunidade de ampliar nossa atuação com a exportação de serviços de engenharia para os principais mercados da Ford no mundo, aproveitando a criatividade, versatilidade e a sólida experiência em custos dos nossos profissionais”.
Com 85% dos trabalhos desenvolvidos para exportação, a filial brasileira se concentra no desenvolvimento de tecnologias que serão usadas internacionalmente pela Ford, em especial nos EUA.
Diferente das operações fabris da Ford, que existiram no Brasil, a área de engenharia foi a única que escapou e por um bom motivo.
Justo explica: “Hoje, nosso Centro de Desenvolvimento opera como uma unidade de negócio autossustentável, com uma expectativa de receita de R$ 500 milhões este ano para a Ford no Brasil”.
O executivo finaliza: “Isso mostra que a engenharia brasileira é extremamente competitiva e que vale a pena investir em pesquisa, desenvolvimento e inovação em nosso país”.
Com 6 mil m², o centro de engenharia da Ford na Bahia é completo e tem escritórios, áreas de estúdio de design, laboratórios de realidade virtual e de Teardown.
Este realiza a desmontagem e análise de componentes. Há também DFord, uma nova área que funciona como uma startup com foco em inovação, realizando pesquisas sobre as necessidades dos consumidores nos anos dos próximos lançamentos da marca.
Atualmente, um terço das funcionalidades a bordo dos carros da Ford no mundo, foi criada ou aprimorada pela engenharia de Camaçari, tais como o “One Pedal Drive” do Mustang Mach-E e o “Zone Lighting”, que controla as luzes externas da F-150.
Fora da Bahia, existem 200 profissionais em pesquisas de 120 projetos em 17 estados brasileiros, ligados diretamente ao centro baiano.