O Golf GTI 2020 foi um esportivo famoso que a Volkswagen vendeu no mercado brasileiro e ainda de produção nacional, encerrando assim a carreira dessa versão no Brasil, iniciada em 1994.
O hot hatch alemão era fabricado em São José dos Pinhais, na região da Grande Curitiba, no Paraná, tendo deixado como sucessor o VW Golf GTE, que era híbrido e também já fora de linha.
Ainda sem previsão de retorno, o VW Golf ainda é um dos carros mais desejados do Brasil e um dos mais comentados na internet.
Sob a sigla GTI, o Golf se tornou o hatch esportivo mais famoso da Europa e possivelmente do mundo, tendo vendido milhões de unidades desde junho de 1976.
Na ocasião, o primeiro Golf GTi (o “i” era minúsculo) custava 13.850 marcos alemães, o que daria R$ 40.857,50 mas hoje, na tabela Fipe, um GTI 2020 sai por R$ 216.488.
Golf GTI 2020 – novidades
Bólido colecionável facilmente, o Golf GTI 2020 é um esportivo nato que não devia em nada para os alemães da BMW brasileira, feitos em Araquari, sendo um carro de tocada gostosa, pronta resposta e visual exclusivo.
Ele chamava atenção pelos faróis duplos de LED, grade e detalhes com frisos vermelhos, rodas esportivas aerodinâmicas aro 17 polegadas, visual limpo, lanternas em LED, duas saídas de escape e sigla GTI em vermelho.
O Golf GTI 2020 tinha motor EA888 2.0 TSI com 230 cavalos a 35,7 kgfm, permitindo ao último esportivo nacional ir de 0 a 100 km/h em 7 segundos com final de 238 km/h.
Com câmbio automatizado de dupla embreagem DSG de sete marchas, o GTI entregava uma resposta realmente muito boa, com um bom consumo, fazendo 9,9 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
Tendo suspensão traseira multilink e dianteira McPherson, ambas calibradas para melhor performance, o GTI se apoiava em rodas aro 17 com pneus 225/45 R17, que garantiam aderência.
Sua direção elétrica responsiva e adaptativa, conforme o modo de condução escolhido, o tornava ainda mais aguerrido e prazeroso ao volante, devidamente esportivo com fundo chato e sigla GTI.
Com cluster digital configurável em um total de cinco modos de visualização, podendo ter mapa inteiro na tela ou mostradores circulares, além de visual estilo computador de bordo, tudo era bem informado no painel.
Já a multimídia Discover Media tinha tela de 8 polegadas com sensor de aproximação, assim como projeção para Google Android Auto, Apple CarPlay e MirrorLink, tendo ainda câmera de ré.
Esse sistema incluía ainda conexão USB, SD, Bluetooth e auxiliar, tendo logo abaixo o ar condicionado dual zone Climatronic, que deixava o ambiente do Golf GTI inteiramente resfriado.
Infelizmente poucos optaram pelos bancos originais xadrez em tons vermelhos, uma característica do GTI desde os anos 70, optando pelo couro do pacote Sport, que acrescentava as rodas aro 18 Milton Keynes e o assento com ajustes elétricos.
O Golf GTI 2020 tinha ainda como opcionais, controle de cruzeiro adaptativo, sensor de fadiga, farol alto automático, Park Assist 2.0 e sistema de frenagem pós-colisão, mas tudo isso custava R$ 9.200, bem mais que os R$ 5.900 do pacote Sport.
O teto solar panorâmico era outra regalia que custava R$ 4.800, deixando o ambiente mais arejado e iluminado.
Dentro, havia ainda saídas de ar condicionado no banco traseiro, que era bipartido e tinha todos os cintos de 3 pontos, mais Isofix e Top Tether.
O GTI tinha acabamento interno escurecido, assim como uma vistosa alavanca com o logotipo GTI, bem como botão de partida metálico, assim como o acabamento do volante e dos pedais.
O volante tinha ainda paddle shifts para tornar a condução mais apropriada em uma pegada esportiva, mas as trocas também podiam ser feitas na alavanca, que tinha o modo Sport.
Aliás, o Golf GTI tinha ainda os modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual, que alteram motor, câmbio, suspensão e direção, ampliando assim as capacidades do esportivo.
O Golf GTI 2020 também dispunha controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial e seis airbags.
Com bom espaço interno, o GTI tinha sistema de som premium, frenagem automática de emergência com detector de pedestres, farol alto automático e bons 338 litros no bagageiro.
Foi um hatch esportivo que inflacionou com a pandemia de coronavírus e com a escassez de chips no setor automotivo, custando hoje como usado, bem mais que quando foi vendido zero km.
O GTi foi comercializado ainda com as três primeiras revisões gratuitas, como era padrão da VW na época para os carros mais caros, como VW Polo, VW Virtus, VW T-Cross, VW Passat, entre outros.
Golf GTI 2020 – detalhes
O Golf GTI 2020 era um hot hatch atraente em forma que prioriza a função, sem modismos e firulas para parecer mais esportivo.
Na frente, os faróis duplos podiam ser de LED e tinham frisos vermelhos que se conectavam à grade, personalizada e com logotipo GTI em destaque.
O para-choque tinha spoilers laterais, bem como detalhes em preto e faróis de neblina, enquanto as laterais tinham maçanetas e retrovisores com repetidores de direção na cor do carro.
As rodas de liga leve aro 17 polegadas tinham design aerodinâmico, com pneus 225/45 R17, mas havia opção com rodas de aro 18 polegadas Milton Keynes, com pneus 225/40 R18.
Atrás, as lanternas eram em LED, mas igualmente havia opção de luz de LED com indicadores de direção sequenciais.
O escape com duas saídas cromadas no para-choque, ao lado do difusor de ar preto.
A tampa do bagageiro tinha ainda logotipo da VW com puxador, vidro traseiro com defletor de ar no teto em cor preta.
No teto, o vidro elétrico panorâmico é opcional, tendo ainda a antena barbatana.
Por dentro, os bancos esportivos dianteiros eram em malharia xadrez de cor predominante vermelha, tendo ainda a sigla GTI bordada.
O volante de três raios tinha acabamento metálico com logo GTI, presente também na alavanca de câmbio esportiva em alumínio.
A direção em couro tinha comandos de mídia, telefonia, computador de bordo e painel, enquanto o piloto automático, que podia ser adaptativo, ficava na coluna de direção, esta ajustável em altura e profundidade.
O painel tinha ainda cluster digital configurável com cinco opções de visualização numa tela de 12,3 polegadas, tendo ao centro multimídia Discover Media com tela de 8 polegadas sensível ao toque e com sensor de aproximação.
Nessa central, havia projeção para Android Auto e CarPlay, assim como MirrorLink. Tinha ainda navegador GPS nativo, instrumentos auxiliares de performance, modos de condução e câmera de ré, entre outros.
O ambiente era escurecido e as portas tinha revestimento em tecido, mas havia opção de portas e assentos em couro, tal como banco do motorista com ajuste elétrico opcional.
Com ar condicionado dual zone, direção elétrica e saídas de ar no banco traseiro, o Golf GTI 2020 tinha bom espaço interno e bagageiro com 338 litros iluminado.
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Golf GTI 2020 – preço
Os preços do Golf GTI 2020 dispararam com a alta da tabela da Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – inflacionando totalmente os valores, fazendo com que o esportivo tenha preço médio mais de R$ 70.000 acima do preço sugerido quando zero km.
Isto se deu por causa da pandemia de coronavírus, que simplesmente paralisou o mercado por meses e as fábricas também, bem como pela escassez de semicondutores, que reduziu a oferta de novos e aumentou a procura por usados.
Como potencial carro colecionável, o VW Golf GTI 2020 deve ter tido uma pequena parte das vendas direcionadas para colecionadores, que guardam o hot hatch para daqui há 20 ou 30 anos revender com preços estratosféricos.
Para quem busca um Golf GTI, seu preço está altíssimo, assim como o seguro, visto que o modelo sempre foi visado, desde a geração quatro brasileira.
Um carro confiável, com mecânica robusta e valor de revenda acima do normal, justificam o investimento por alguns, afinal, hoje com a inflação da Fipe, o automóvel voltou aos anos 80, pelo menos em valorização.
Golf GTI 2020 preço
- Volkswagen Golf GTI 2020 – R$ 216.488
Golf GTI 2020 – equipamentos
Volkswagen Golf GTI 2020 – Motor 2.0 TSI e transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de sete marchas, mais tração dianteira, controle de tração, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e bloqueio eletrônico de diferencial.
Freios ABS com EDB, discos ventilados nas rodas dianteiras e discos sólidos na traseira, suspensão traseira multilink, rodas aro 17 polegadas em liga leve com pneus 225/45 R17, faróis duplos com frisos vermelhos, luzes diurnas em LED e lanternas em LED.
Faróis de neblina, grade personalizada, logotipo GTI em vermelho, frisos vermelhos, saias laterais, spoilers, difusor de ar traseiro, duas saídas de escape cromadas, retrovisores e maçanetas na cor do carro, para-choques na cor do carro e alarme.
Antena com formato barbatana, lavador e limpador do vidro traseiro, vidro térmico traseiro, vidros verdes, para-brisa degradê, retrovisores externos com controle e rebatimento elétrico, função tilt down no espelho direito e repetidores de direção em LED nos retrovisores.
Vidros elétricos com função one touch, travamento central elétrico, chave presencial com comando remoto, botão de partida, bancos esportivos em tecido xadrez, acabamento interno preto, trava de segurança nas portas traseiras e bloqueio dos vidros dos passageiros.
Fonte 12V, entrada USB, entrada auxiliar, Bluetooth, SD card, multimídia com projeção para Android Auto/CarPlay/MirrorLink, câmera de ré, navegador GPS, instrumentação auxiliar, cluster digital configurável, direção elétrica e ar condicionado dual zone.
Saídas de ar no banco traseiro, modos de condução, freio de estacionamento eletrônico, função Auto Hold, volante multifuncional em couro e com paddle shifts, coluna de direção ajustável em altura e profundidade, e retrovisor interno eletrocrômico.
Para-sóis com espelhos iluminados, luzes de leitura, alças no teto, banco traseiro bipartido, apoios de cabeça e cintos de três pontos, Isofix, Top Tether, airbags frontais, airbags laterais e airbags de cortina, porta-malas iluminado e porta-luvas iluminado e resfriado.
Carpetes exclusivos, soleiras em alumínio, pedais esportivos metálicos, alavanca de câmbio esportiva, piloto automático, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, banco do motorista com ajuste em altura e estepe sob o assoalho.
Opcionais:
Teto solar panorâmico.
Pacote Premium – controle de cruzeiro adaptativo (ACC); estacionamento automático Park Assist 2.0, faróis de LED e lanternas traseiras com LED sequencial.
Farol alto automático (FLA), sistema de proteção ativa dos ocupantes (Pro-Active) e sensor de fadiga do motorista.
Pacote Sport – rodas de liga leve de 18 polegadas e bancos de couro com regulagem elétrica para o banco do motorista.
Golf GTI 2020 – motor
O Golf GTI 2020 tinha o motor EA888 2.0 TSI com bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio, tendo dois comandos de válvulas variáveis com quatro válvulas por cilindro.
Tendo 1.984 cm³, este 2.0 TSI tem comandos acionados por corrente, além de dupla injeção, com bicos no coletor de admissão para regimes mais baixos e bicos internos na câmara para giros mais elevados.
Alimentado também por um turbocompressor com intercooler, o EA888 tem uma programação diferenciada para funcionamento no Golf GTI, tendo assim 230 cavalos a 4.700 rpm e 35,7 kgfm a 1.500 rpm.
Com o motor EA888, o Golf GTI tinha ainda o câmbio automatizado de dupla embreagem DSG com sete marchas e modo Sport, bem como mudanças manuais na alavanca e nos paddle shifts.
O propulsor é o mesmo que continuou a bordo do VW Jetta GLI, que na linha 2022, ganhou a mesma calibração, obtendo assim 10 cavalos a mais.
Golf GTI 2020 – desempenho e consumo
O Golf GTI 2020 tinha excelente performance, indo de 0 a 100 km/h em 7 segundos com velocidade máxima de 230 km/h.
Já o consumo era de 9,9 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada, abastecido sempre com gasolina, mas isso podia mudar de acordo com os modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual.
Golf GTI 2020 – manutenção e revisão
Com garantia de três anos e sem limite de quilometragem, o Golf GTI 2020 tem revisões a cada 10.000 km ou 12 meses, com as três primeiras gratuitas.
Nas revisões, trocas de óleo e filtro de óleo, assim como filtro de ar, filtro de combustível, velas e fluido de freio, bem como palhetas de limpadores e correia em V.
Serviços auxiliares faziam balanceamento, alinhamento, cambagem, funilaria, pintura, recall e limpeza oxi-sanitária, bem como a troca de itens de desgaste natural.
Golf GTI 2020 – ficha técnica
Motor | 2.0 |
Tipo | |
Número de cilindros | 4 em linha |
Cilindrada em cm3 | 1984 |
Válvulas | 4 |
Taxa de compressão | 9,6:1 |
Injeção eletrônica | Direta, turbo |
Potência máxima | 230 cv a 4.700 rpm (gasolina) |
Torque máximo | 35,7 kgfm a 1.500 rpm (gasolina) |
Transmissão | |
Tipo | Automatizado de dupla embreagem com 6 marchas |
Tração | |
Tipo | Dianteira |
Direção | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Discos dianteiros e traseiros |
Suspensão | |
Dianteira | McPherson |
Traseira | Multilink |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Liga leve aro 17 polegadas |
Pneus | 225/45 R17 |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 4.268 |
Largura (mm) | 1.799 |
Altura (mm) | 1.456 |
Entre eixos (mm) | 2.631 |
Capacidades | |
Porta-malas (L) | 338 |
Tanque de combustível (L) | 50 |
Carga (Kg) | 533 |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 1.317 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | 0,32 |