IA é a maior preocupação de segurança para os negócios no Brasil

Um ranking de riscos empresariais elaborado pela seguradora corporativa do Grupo Allianz, a Allianz Commercial, aponta a inteligência artificial como a principal preocupação do setor de negócios no Brasil. É a primeira vez que a IA aparece no topo da lista de riscos para as empresas, segundo a percepção dos executivos brasileiros.

O estudo mostra que a inteligência artificial continua sendo vista como uma alavanca estratégica relevante, capaz de ampliar a eficiência e a competitividade. Ao mesmo tempo, porém, é encarada como fonte crescente de riscos operacionais, legais e de imagem. A velocidade de adoção e de evolução da tecnologia já supera, em muitos casos, a capacidade das companhias de criar estruturas de governança, acompanhar a regulação e preparar adequadamente suas equipes.

“Considerando a crescente importância da IA na sociedade e na indústria, não é surpreendente que ela seja o principal fator de variação no Allianz Risk Barometer. Além de trazer enormes oportunidades, seu potencial transformador, aliado à rápida evolução e adoção, está remodelando o cenário de riscos, tornando-se uma preocupação central para empresas”, afirma o CEO da Allianz Commercial, Thomas Lillelund.

De acordo com o ranking, as principais preocupações dos empresários são:

– Inteligência artificial (32% das citações); – Incidentes cibernéticos (31%); – Mudanças na legislação e regulamentação (28%); – Mudanças climáticas (27%); – Catástrofes naturais (21%).