Resultado do avanço do capital estrangeiro na Bolsa de Valores de São Paulo, o Ibovespa – principal índice acionário do País – emendou em janeiro uma sequência de recordes históricos e encerrou o mês com alta de 12,56%, a terceira maior variação mensal desde 2010.
A carteira automotiva acompanhou esse movimento. O Índice de Ações Automotivas (IAA) fechou janeiro em alta de 3,95%, com destaque para o desempenho da Randon (RAPT4), cujos papéis subiram 13,98% no período. Também registraram valorização as ações de Iochpe-Maxion (MYPK3), com ganho de 9,22%; Marcopolo (POMO4), alta de 8,04%; Schulz (SHUL4), 5,74%; Tupy (TUPY4), 1,63%; além de Mahle Metal Leve (LEVE3), com 0,73%, e Fras-le (FRAS3), com 0,62%.
Na contramão, as ações da Riosulense (RSUL4) recuaram 8,39% no mês.
Índice das Ações Automotivas
O IAA é o indicador criado pelo After.Lab para acompanhar o comportamento das ações de empresas do setor automotivo listadas em Bolsa. Embora ainda seja restrito o número de companhias do segmento com capital aberto, o conjunto já permite uma leitura consistente do desempenho das operações ligadas ao universo automotivo que utilizam o pregão do Ibovespa para captar investidores e impulsionar seus negócios.
A metodologia reúne as variações diárias dos preços de fechamento de cada ação e, a partir delas, calcula uma média: o IAA – Índice de Ações Automotivas. Esse índice médio, formado hoje por sete empresas selecionadas, é comparado ao Ibovespa, gerando gráficos que permitem verificar o comportamento do grupo automotivo frente ao mercado acionário em geral, com acompanhamento das oscilações praticamente em tempo real.
Dessa forma, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios com foco no aftermarket automotivo – oferece ao mercado mais um índice semanal que pode ser usado como benchmarking para comparação de desempenho. O IAA funciona como uma referência adicional para entender o pulso do mercado automotivo listado em Bolsa, balizado pelas operações de grandes empresas e pelos movimentos diários registrados nos pregões.














