A dispersão irregular da luz do farol pode ser causada por diversos fatores, como desalinhamento, condições do componente e sujeira no refletor.
O sistema de iluminação do veículo é essencial não apenas para garantir o conforto do motorista e dos passageiros, mas também para assegurar a segurança no trânsito. De acordo com Jarbas Enzenberg, diretor de Engenharia da ARTEB — uma das principais fabricantes de sistemas automotivos com 90 anos de experiência —, novas tecnologias contribuem para melhorar a uniformidade da luz. Entre elas estão lentes com design otimizado, que apresentam múltiplos elementos e padrões de difração; refletores com tecnologia de superfície livre, isentos de imperfeições; e faróis adaptativos, como aqueles que utilizam LEDs capazes de distribuir a luz conforme as condições da via.
Embora essas inovações ainda não estejam presentes na maioria dos veículos, os motoristas devem estar atentos ao funcionamento dos faróis altos e baixos, lanternas, luzes de direção, freio, ré, neblina e iluminação da placa. “Todos esses componentes precisam estar em perfeito funcionamento. Além disso, outros aspectos devem ser observados para garantir a uniformidade da luz dos faróis e lanternas, pois uma iluminação uniforme melhora a visibilidade para identificar obstáculos e sinalizações”, comenta Enzenberg. Ele destaca ainda que a iluminação automotiva uniforme evita pontos de ofuscamento, proporcionando maior conforto aos motoristas e evitando penalizações por descumprimento da legislação.
Fatores que podem comprometer a uniformidade da luz
Segundo Enzenberg, elementos como o design do farol e o tipo de lâmpada influenciam diretamente na uniformidade da iluminação. “A geometria do farol, refletor e lente impacta na distribuição da luz. Refletores bem projetados direcionam a luz com eficiência, enquanto a lente contribui para sua dispersão homogênea”, explica. As lâmpadas contam com diversas tecnologias que emitem luz de formas distintas, como o xenon e o LED, que possuem pontos de emissão mais concentrados e oferecem melhor uniformidade em comparação às lâmpadas halógenas.
Outros aspectos importantes são os ajustes e alinhamento dos faróis, além da manutenção adequada. “O correto posicionamento dos faróis, tanto na vertical quanto na horizontal, garante que o feixe de luz seja projetado adequadamente na via”, afirma o especialista.
Enzenberg também ressalta a importância do estado dos componentes ópticos: lentes não podem estar amareladas e refletores devem estar limpos, pois qualquer imperfeição pode causar dispersão irregular da luz.
