Fremax apresenta tecnologia Safety Check para facilitar o monitoramento do desgaste dos discos de freio
Os discos de freio são componentes fundamentais para a segurança e o desempenho do sistema de frenagem. Fixados ao cubo de roda, eles giram junto com o pneu e têm como principal função reduzir a velocidade ou parar o veículo por meio do atrito com as pastilhas de freio.
A manutenção preventiva é essencial: verificar o desgaste das pastilhas garante não apenas frenagens mais eficientes, mas também prolonga a vida útil dos discos. Pensando em oferecer mais praticidade e segurança ao motorista, a Fremax desenvolveu o Safety Check, uma inovação disponível em mercados selecionados que permite monitorar o desgaste do disco de maneira simples e visual.
Tecnologia que indica o momento certo da troca
O Fremax Safety Check possui uma marcação especial na superfície do disco que desaparece gradualmente conforme ocorre o desgaste natural. Isso facilita a identificação do momento ideal para a substituição.
“A marcação vai se apagando à medida que o disco é usado, oferecendo uma indicação clara de quando ele precisa ser trocado”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.
Além disso, o especialista reforça que pastilhas desgastadas podem comprometer a durabilidade dos discos.
“Ao substituir as pastilhas no momento correto, o motorista aumenta a vida útil dos discos de freio”, acrescenta Leandro.
Processo de assentamento garante eficiência e segurança
Outro aspecto fundamental no momento da substituição das pastilhas e dos discos é o processo de assentamento (bedding-in) — etapa realizada na oficina e complementada pelo motorista nos primeiros quilômetros de uso.
Durante a instalação, o mecânico deve aplicar frenagens leves, reduzindo a velocidade de 60 km/h para 40 km/h e depois de 40 km/h até a parada completa, com cerca de 300 metros entre cada frenagem.
Após o serviço, o motorista deve manter o mesmo cuidado durante os primeiros 300 km, evitando frenagens bruscas, que podem superaquecer o disco e gerar o chamado “efeito azulado”, prejudicando a eficiência da peça.
“O assentamento correto evita superaquecimento e garante que os novos componentes se ajustem perfeitamente, proporcionando maior segurança e durabilidade ao sistema de freios”, finaliza Leandro Leite.

















