Durante a COP30, o IQA – Instituto da Qualidade Automotiva reafirma seu papel de destaque nas discussões sobre sustentabilidade e transição energética no setor automotivo. O Instituto marca presença no estande Brazilian Sustainable Transportation, ao lado de outras 12 entidades do segmento, na Blue Zone (PV-B26). Ali, visitantes podem conhecer de perto o IQA DS (Desenvolvimento Sustentável), uma iniciativa que propõe uma trilha ESG desenhada para apoiar empresas de todos os tamanhos na adoção de práticas sustentáveis, em sintonia com o princípio da Agenda 2030 da ONU: “Ninguém deixado para trás”.
A Trilha de Sustentabilidade ESG do IQA é composta por sete etapas interligadas, que vão do diagnóstico à certificação, promovendo uma transformação cultural real nas organizações. O processo começa com um diagnóstico alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), normas técnicas e avaliação do grau de maturidade ESG das empresas. Essa análise permite medir a contribuição da organização para a Agenda 2030 e sua aderência a normas como a ABNT PR 2030, referência em diretrizes ambientais, sociais e de governança.
Até agora, mais de 1.500 pessoas já foram impactadas pelas ações de disseminação de conhecimento do IQA nesse campo. Complementando o diagnóstico, a Plataforma IQA DS, totalmente online, permite acompanhar em tempo real as ações ESG, gerenciar indicadores e metas, emitir relatórios e controlar o inventário de gases de efeito estufa (GEE). Estruturada em três eixos, 14 temas e 45 critérios, a ferramenta oferece uma gestão integrada e transparente.
Outro pilar do IQA DS é a sensibilização, voltada para a alta liderança, colaboradores e comunidades do entorno, com o objetivo de promover mudanças culturais e ampliar o engajamento social e ambiental das empresas. Os treinamentos abrangem desde conceitos e normas ESG até temas estratégicos como mudanças climáticas, matriz de materialidade e planejamento sustentável.
A etapa de certificação consolida o compromisso das empresas com práticas sustentáveis e traz benefícios como aumento de credibilidade, acesso a linhas de crédito, redução de custos e valorização da marca. O IQA oferece certificações para produtos, sistemas e serviços, incluindo a Certificação ESG – Selo IQA, baseada em padrões internacionais como ODS, SASB e GRI.
Entre outras certificações de destaque estão a de Produtos Remanufaturados, Arla 32, Selo Verde para o Aftermarket e o Sistema de Gestão Lixo Zero, já adotado por 32 concessionárias brasileiras.
O IQA também lidera projetos especiais focados em descarbonização, capacitação de fornecedores e eficiência operacional. Um exemplo é a Escola de Qualidade e Manufatura IQA e ElringKlinger, em Piracicaba (SP), que prepara jovens para o mercado automotivo, contribuindo para o desenvolvimento social e econômico local.
Por fim, o Instituto incentiva o compartilhamento de boas práticas, criando uma rede colaborativa de benchmarking e inovação sustentável para todo o setor automotivo.
“A COP30 é um marco para o setor automotivo, que tem papel fundamental na transição para uma economia de baixo carbono. Com o IQA DS, o Instituto oferece um caminho estruturado para que empresas de todos os portes avancem em suas práticas ESG, fortalecendo a sustentabilidade da mobilidade no Brasil”, destaca Alexandre Xavier, superintendente do IQA.
















