John Deere seleciona startups para a 8ª edição de programa global de aceleração

John Deere seleciona startups para a 8ª edição de programa global de aceleração


Startup brasileira IoTag está entre as selecionadas do Startup Collaborator Program, com soluções de telemetria para frotas agrícolas e de construção

A John Deere anunciou as cinco startups que participarão da edição 2026 do Startup Collaborator Program. Lançado em 2019, o programa aprofunda a interação da companhia com empresas iniciantes cujas tecnologias possam agregar valor aos clientes, complementando o ecossistema John Deere com soluções inovadoras. Entre as selecionadas está a startup paranaense IoTag, que desenvolve soluções de telemetria para otimização de desempenho de máquinas e frotas.

“Por meio do Startup Collaborator Program, trabalhamos com startups cujas tecnologias abordam desafios críticos em diferentes setores que atendemos. De insights em tempo real a sensoriamento avançado e robótica orientada por inteligência artificial, essas colaborações nos ajudam a avançar mais rapidamente na entrega de inovações práticas que aumentam a precisão, a produtividade e a sustentabilidade no campo”, afirma Debora Rodrigues, gerente de Parcerias Estratégicas para Agricultura de Precisão da John Deere.

As empresas participantes da 8ª edição do programa são:

  • AIRS ML – startup sediada em Londres, fundada em 2022, especializada no desenvolvimento de soluções de IA de ponta para manutenção preditiva e otimização industrial, automotiva e de veículos elétricos. Suas soluções permitem que máquinas industriais analisem dados de sensores diretamente no local, reduzindo a dependência da transferência de dados para a nuvem e melhorando a eficiência operacional.
  • IoTag – agtech brasileira, sediada no Paraná, focada em telemetria e internet das coisas (IoT) para maquinário agrícola, visando otimizar o desempenho, reduzir o consumo de combustível e auxiliar na manutenção preditiva. A startup utiliza inteligência artificial para monitorar frotas (tanto agrícolas quanto de construção) em tempo real.
  • resonAg – startup australiana fundada em 2024, especializada em desenvolver sistemas avançados de sensoriamento de solo para agricultura de precisão – a tecnologia é projetada para ser usada durante o processo de semeadura, garantindo que cada semente seja colocada na profundidade e condições ideais, aumentando o rendimento das culturas.
  • TorqueAGI – startup americana com foco no desenvolvimento de IA Física (Physical AI) e modelos de fundação para a nova geração de robôs industriais e corporativos. A empresa busca superar as limitações da robótica tradicional em ambientes dinâmicos e não estruturados, permitindo que robôs realizem tarefas complexas com alta confiabilidade e usando menos dados.
  • Aerobotics – agtech baseada na Cidade do Cabo, África do Sul, que utiliza inteligência artificial (IA), drones e imagens de satélite para fornecer análises precisas, monitorar a saúde de árvores frutíferas, gerenciar pragas e prever a produção para agricultores em 18 países.

“A oitava turma do Collaborator reúne tecnologias complementares que abrangem monitoramento, sensoriamento, inteligência artificial, robótica e análise de dados. Por meio de uma colaboração próxima, conseguimos explorar como essas inovações podem se traduzir em benefícios práticos para clientes em diversas frentes”, finaliza Debora.