A Yamaha Lander 2021 chegou com algumas novidades no mercado, sendo elas as novas opções de cores, para manter de baixa cilindrada da marca japonesa em sintonia com o mercado.
A consagrada motocicleta da Yamaha é uma rival direta da Honda XRE 300, porém, ela também concorre em preço com a Dafra NH 190.
Feita para enfrentar trilhas e o dia a dia urbano, a Lander 2021 também pode pegar estradas, embora seu melhor desempenho sejam os dois ambientes anteriormente citados.
Tendo suspensões robustas, motor confiável, freios com ABS e boa posição de pilotagem, a Lander é uma moto muito prática no dia a dia, especialmente por enfrentar a buraqueira urbana.
Bastante ágil, também é econômica e permite levar duas pessoas com relativo conforto, mesmo em vias ruins ou estradas de terra em condições terríveis.
Lander 2021 – novidades
Custando R$ 22.775 na tabela Fipe, a Lander 2021 é uma moto valorizada por sua robustez e desempenho geral, assim como pelo baixo custo de manutenção.
Para termos uma ideia, o modelo 2022 no momento desta matéria, zero km, custa R$ 22.590.
Oferecida em três versões, a Lander 250 2021 tem não só cores diferenciadas, mas grafismos também.
Como novidade, a Lander em sua linha 2021, recebeu as novas cores Azul, Preto sólido e Bege, que foram batizadas pela Yamaha de Competition Blue, Black Eclipse e Dakar Areia.
Esta última é comemorativa do lançamento do produto, datado de 1996. A Lander é oficialmente uma XTZ 250, sendo esta a designação e o nome um apelido que pegou bem no mercado.
Com quatro anos de garantia, sendo um mais que a Honda, a Yamaha Lander 2021 se apresenta bem não só com sua suspensão elevada, tendo braço monoamortecido atrás.
Ela também tem para-lama junto à roda, assim como um segundo para-lama superior e protetores de bengalas.
Tendo rodas de aço raiadas e freios a disco com ABS, a Lander 2021 não se utiliza de carenagem fixa frontal, como a XRE 300, por exemplo.
A pegada é a mesma das gerações anteriores, focando mais no espírito trail e de enduro que algo relacionado com aventura, como no caso da XRE 300.
O banco para dois é amplo e confortável, assim como o guidão alto confere pilotagem mais segura no fora de estrada.
Com discos de freio ventilados nas duas rodas com sistema ABS, a Lander tem 245 mm de diâmetro na frente e 203 mm atrás.
As rodas aros 21 e 18 polegadas, por exemplo, possuem pneus de uso misto Metzeler 80/90-21 na frente e 120/80-18 atrás.
Com cursos de 220 mm na dianteira e 65 mm na traseira, tendo ainda tanque de 13,6 litros com reserva de 4,1 litros.
No guidão, também há o cluster digital com conta-giros e velocímetro, além de nível de combustível e computador de bordo.
Seu motor monocilíndrico de quatro tempos é o mesmo de antes, com refrigeração a ar e radiador de óleo, assim como injeção eletrônica BlueFlex para funcionar tanto com etanol quanto com gasolina.
O câmbio de cinco marchas é bem dimensionado para a proposta e, como alguns modelos street da Yamaha, oferece um bom desempenho, especialmente na cidade.
Entregando 20,7 cavalos na gasolina e 20,9 cavalos no etanol, além de 2,1 kgfm nos dois combustíveis, tendo consumo médio de 35 km/l e alcançando 139 km/h.
Isso permite que ela enfrenta as estradas, ainda que seja com o cabo enrolado, mas livre de sofrer com o perigoso tráfego de caminhões.
Reunindo esses atributos, a Yamaha Lander 2021 é um produto muito apreciado no mercado de motos, mesmo no caso de modelos usados.
Lander 2021 – detalhes
A Lander 2021 é uma motocicleta com visual que mescla esportividade e aventura, com frente tendo farol simples sob uma carenagem compacta, onde ficam também os piscas de lentes claras.
Sob o projetor do farol, com luzes diurnas, a Lander tem um para-lama superior com efeito estético e aerodinâmico, além de suspensão telescópica com protetores plásticos nas bengalas.
Tendo curso de 220 mm, a suspensão dianteira abriga uma roda de aço e raiada com pneu Metzeler 80/90-21 de uso misto, além de disco de freio ventilado de 245 mm.
A pinça do freio tem dois pistões e sistema ABS antitravamento, contando ainda a roda com para-lama envolvente.
No topo da suspensão, o mesa superior sustenta o painel digital com conta-giros, nível de combustível, velocímetro e computador de bordo, assim como indicador de troca de marcha e luzes-espia.
O guidão alto e largo de aço, tem reservatório de fluido de freio dianteiro, além de manoplas ergonômicas, manetes de alumínio, buzina, piscas, farol, lampejador do farol, partida elétrica, corta-corrente e acelerador.
A chave de ignição com trava no tambor, fica junto ao painel. Já o tanque de 13,6 litros, dos quais 4,1 litros são da reserva, tem bocal aeronáutico.
Nas laterais do tanque, a Lander 2021 tem carenagens integradas que envolvem o radiador de óleo e ajudam na aerodinâmica e estética.
O banco grande, leva duas pessoas com conforto e o passageiro tem alças de liga leve laterais, que se fundem com uma base emborrachada para bauleto.
Os pedais retráteis do garupa ficam presos no quadro Diamond de berço central em aço, enquanto a traseira exibe lanterna em LED com piscas nas laterais e para-lama.
Este contém suporte de placa iluminado e refletor. Ao lado, um silencioso grande em preto-fosco tem proteção térmica, envolvido parcialmente pela carenagem lateral.
Já a suspensão traseira tem balança Monocross com mola ajustável em carga e amortecedor, com curso de 65 mm e acabamento preto.
Ela tem coroa interna com corrente lubrificada e protetor da mesma, bem como disco de freio ventilado de 203 mm com pinça de pistão único e assistência eletrônica do ABS.
A roda de aço com raiação em inox, tem aro 18 polegadas com pneu Metzeler 120/80-18 de uso misto.
Por fim, o motor da Lander 2021 tem a base da carcaça em preto-fosco, com cilindro e cabeçote em cinza, tendo ainda as mangueiras da refrigeração do óleo expostas.
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Lander 2021 – versões
- Yamaha XTZ 250 Lander Competition Blue
- Yamaha XTZ 250 Lander Black Eclipse
- Yamaha XTZ 250 Lander Dakar Areia
Lander 2021 – equipamentos
Yamaha XTZ 250 Lander Competition Blue – Motor 250 cilindradas e câmbio de cinco marchas, mais farol simples, lanterna em LED, piscas de lentes claras, rodas de aço raiadas aros 21 e 18 polegadas e pneus 80/90-21 na frente e 120/80-21 atrás.
Freios com ABS, banco duplo, suporte para bauleto, alças de liga leve, discos de freio ventilados nas duas rodas, pneus de uso misto, suspensão elevada, partida elétrica, painel digital e cor azul metálico.
Yamaha XTZ 250 Lander Black Eclipse – Itens acima, mais grafismos diferenciados e pintura preto sólido.
Yamaha XTZ 250 Lander Dakar Areia – Itens acima, mais grafismos temáticos e pintura bege.
Lander 2021 – preços
- Yamaha XTZ 250 Lander Competition Blue – R$ 22.775
- Yamaha XTZ 250 Lander Black Eclipse – R$ 22.775
- Yamaha XTZ 250 Lander Dakar Areia – R$ 22.775
* Preços da tabela Fipe junho de 2022.
Lander 2021 – motor
O motor da Lander 2021 é o mesmo da Yamaha Fazer 250, sendo um monocilíndrico de quatro tempos refrigerado a ar e com radiador de óleo.
Ele dispõe de carcaça e cabeçote em liga leve, bem como comando de válvulas no cabeçote (SOHC) acionado por corrente, tendo duas válvulas por cilindro.
De construção leve e resistente, o propulsor da Lander 2021 tem injeção eletrônica de combustível flexível, batizada de BlueFlex pela Yamaha.
Com 249 cm³ e taxa de compressão de 9,8:1, o motor de 250 cilindradas da Lander entrega 20,7 cavalos com gasolina e 20,9 cavalos com etanol, ambos a 8.000 rpm.
Já o torque é de 2,1 kgfm a 6.500 rpm, independente do combustível.
Além disso, o motor da Lander é conectado a uma transmissão cíclica de cinco velocidades com embreagem multidisco banhada a óleo e de acionamento manual.
Lander 2021 – desempenho e consumo
A Lander 2021 tem um bom desempenho, visto ter um motor de 250 cilindradas que, na prática, é o menor tamanho para se enfrentar, por exemplo, rodovias de grande movimento.
Com isso, ela consegue desempenhar bem e ter força para superar o perigoso tráfego caminhoneiro, sendo altamente de risco para motos menores, incapazes de superar as carretas.
Tendo pouco mais de 20 cavalos, seu câmbio de cinco marchas favorece uma quinta mais longa e assim velocidade compatível com a dos automóveis.
Na estrada, ela alcança bons 139 km/h, mas mesmo com o “cabo enrolado”, já é suficiente para andar no limite da rodovia (110/120 km/h) com alguma folga.
Na cidade, a potência maior que as 150, permite saídas mais espertas nos semáforos e retomadas que garantem agilidade no trânsito urbano.
Indo de 0 a 100 km/h em cerca de 10 segundos, a Lander é uma moto rápida para sua proposta e isso permite segurança, especialmente em retomadas na rodovia.
No fora de estrada, o bom torque também ajuda a superar as subidas íngremes sem exigir giros altos demais e marchas iniciais que podem fazer a moto “cavar” ou patinar muito.
Já o consumo tem média de 35 km/l, com a moto abastecida com gasolina, o que lhe garante teoricamente autonomia de 476 km, o que não seria nada mal.
Tudo isso, contudo, depende da tocada do piloto e do atendimento às indicações de troca de marchas que a Lander 2021 pede para ser mais eficiente.
Lander 2021 – concorrentes
Honda XRE 300
Também com carenagem fixa, mas custando R$ 25.874 na tabela Fipe, a Honda XRE 300 é outra rival da Lander 2021 e líder do segmento no mercado de duas rodas.
Bem conhecida, a trail da Honda tem versões somente com ABS, assim como opções de cores e grafismos diferenciados, que alteram seu preço.
Com um motor grande, dotado de duplo comando no cabeçote e quatro válvulas por cilindro, a XRE 300 tem injeção flex PGM-FI e boa disposição para acelerar.
Refrigerada a ar, a XRE 300 tem 25,4 cavalos a 7.500 rpm na gasolina e 25,6 cavalos a 7.500 rpm, além de 2,76 kgfm a 6.000 rpm e 2,80 kgf.m a 6.000 rpm, respectivamente.
Com suspensão elevada, para-lama rente à roda e visual descolado, a XRE 300 é a preferida da maioria e tem ampla assistência pela Honda, líder inconteste no país.
O modelo é um produto que aposta na robustez e custo de manutenção adequado, sendo uma motocicleta amplamente aceita, testada e aprovada no país.
Dafra NH190
Com preço de R$ 15.404 na tabela Fipe, a Dafra NH190 é uma concorrente da Lander 2021, tendo um visual aventureiro e moderno, com frente tendo farol full LED.
Tendo ainda luzes diurnas em LED, assim como lanterna em LED, a NH190 conta com carenagem fixa, painel digital, freios a discos nas duas rodas, porém, com CBS.
Dispõe também de conexão USB, integração com smartphone e escapamento com silencioso rebaixado, sendo bem estranho visualmente.
Com suspensão elevada e rodas raiadas, tem motor monocilíndrico de 4 tempos com refrigeração líquida e 4 válvulas por cilindro.
Tendo 183 cm³, o propulsor tem injeção eletrônica e entrega 18 cavalos a 8.500 rpm e 1,6 kgfm a 7.500 rpm. Seu câmbio tem seis marchas.
Lander 2021 – manutenção e revisão
A Yamaha Lander 2021 tem garantia de quatro anos e sem limite de quilometragem, com revisões periódicas e com preços pré-fixados em todo o país.
Nas revisões da Lander, são verificados diversos itens relacionados com a transmissão, suspensão, freios e motor, além da parte elétrica, importantíssima.
São trocados óleo do motor, vela, filtro de ar, fluido de freio, ajuste de corrente e lubrificação da mesma, lubrificação de cabos e manetes, calibração de pneus, entre outros serviços.
Também podem ser trocados itens de desgaste natural, como pneus, pastilhas de freio, discos de freio, molas, amortecedores, cabos e lâmpadas, entre outros.
Além dos serviços regulares, há também verificação das condições gerais da moto, recall e lavagem, assim como a venda de acessórios para a moto e vestuário.
Pode-se comprar capacete, capa de chuva, jaqueta, bota de chuva, bota normal, luvas, balaclava, capa para moto, bauleto, protetores laterais, alarme, rastreador, entre outros.
Lander 2021 – ficha técnica
Motor | 250 |
Tipo | |
Número de cilindros | 1 em linha |
Cilindrada em cm3 | 249 |
Válvulas | 2 |
Taxa de compressão | 9,8:1 |
Injeção eletrônica | Indireta |
Potência máxima | 20,7/20,9 cv a 8.000 rpm (gasolina/etanol) |
Torque máximo | 2,1 kgfm a 6.500 rpm (gasolina/etanol) |
Transmissão | |
Tipo | 5 marchas |
Tração | |
Tipo | Corrente e pinhão |
Partida | |
Tipo | Elétrica |
Freios | |
Tipo | Disco dianteiro de 245 mm e disco traseiro com 203 mm |
Suspensão | |
Dianteira | Garfo telescópico |
Traseira | Balança monoamortecida |
Rodas e Pneus | |
Rodas | Aço raiado aro 21 polegadas na frente e aço raiado aro 18 polegadas atrás |
Pneus | 80/90-21 na frente e 120/80-18 atrás |
Dimensões | |
Comprimento (mm) | 2.150 |
Largura (mm) | 0.820 |
Altura (mm) | 1.210 |
Entre eixos (mm) | 1.385 |
Capacidades | |
Bagageiro (L) | ND |
Tanque de combustível (L) | 13,6 |
Carga (Kg) | ND |
Peso em ordem de marcha (Kg) | 153 |
Coeficiente aerodinâmico (cx) | ND |