O Honda SUV RS chegará ao mercado indiano em 2023, num plano regional da marca japonesa para colocar um rival diante do Maruti Suzuki Brezza.
O SUV subcompacto da Honda deverá chegar no segmento sub-4 m, atuando ao lado do sedã Amaze e do Brio.
Muito se fala em um SUV de porte compacto para o segmento B, sendo este um rival do Hyundai Creta, mas até agora, nada se viu sobre isso, exceto o Novo BR-V na Indonésia.
Este produto é conhecido pelo código de projeto 3RA, que teria 4,30 m de comprimento e que chegará ao mercado da Índia em 2024.
Aparentemente, esse carro será baseado no BR-V, que tem 4,50 m e sete lugares, então, podemos imaginá-lo menor e com cinco assentos, atuando na Índia.
Já o Honda SUV RS é conhecido como 3US e deverá portar motores 1.5 L15B, sendo o mesmo usado aqui nos Novos City e City hatch, bem como no Novo HR-V.
Para o crossover de 3,99 m, que substituirá o WR-V por lá, haverá ainda uma opção diesel para atender o mercado local.
Ambos serão exportados pela Honda Índia para os mercados de influência, como a África do Sul, por exemplo.
Projetados localmente, os dois SUVs da Honda ampliarão a gama indiana e reforçará a posição da marca no país asiático.
Apesar de a proposta parecer atraente para o mercado brasileiro, o posicionamento da Honda é seguir o fluxo do mercado para produtos de maior valor agregado.
Isso elimina as chances de um rival do Fiat Pulse, deixando o segmento de acesso para as marcas mais populares.
O SUV RS não seria uma má ideia aqui, apenas se o mercado nacional não vivesse a atual situação com falta de carros novos por causa da escassez de chips, volatilidade cambial e a Guerra da Ucrânia.
Como os volumes serão menores, carros como o SUV RS precisariam de muito volume para manter a lucratividade e a Honda não irá se arriscar.
[Fonte: Gaadi Waadi]