MAHLE impulsiona a transformação rumo à descarbonização

MAHLE lidera a jornada pela descarbonização sustentável

MAHLE: Diversidade Tecnológica e Sustentabilidade

A diversidade tecnológica é e continuará sendo a estratégia central da MAHLE, além de ser a via mais promissora para reduzir rápida e eficazmente as emissões de gases de efeito estufa. Considerando o avanço ainda lento da eletromobilidade, a MAHLE entende como fundamental oferecer outras soluções de eletrificação, incluindo veículos híbridos e com range extenders, além dos veículos puramente elétricos a bateria. A empresa defende que os formuladores de políticas públicas apoiem essas alternativas.

Na coletiva de imprensa da MAHLE, realizada em 23 de julho, em Stuttgart, Alemanha, o CEO Arnd Franz fez um apelo para a rápida revisão da legislação europeia sobre emissões de CO₂, incluindo motores de combustão interna sustentáveis e combustíveis climaticamente neutros. “Como fornecedora, precisamos de neutralidade tecnológica nas legislações para avançar rapidamente na proteção do clima, mantendo a expertise e a força inovadora da indústria automotiva europeia, garantindo a prosperidade econômica e a preservação dos empregos na Europa”, afirmou Franz.

Em um cenário de negócios volátil e desafiador, a MAHLE tem intensificado seus esforços para aumentar a eficiência, não só em seus produtos, mas também em seus processos internos, visando fortalecer sua competitividade e resiliência. No IAA Mobility, que ocorrerá de 9 a 14 de setembro em Munique, a MAHLE apresentará tecnologias focadas na aceleração da eletrificação e na redução das emissões de CO₂ no transporte rodoviário.

Neutralidade tecnológica para reduzir emissões de CO₂ e impulsionar a economia

“Temos um compromisso claro com a proteção do clima e com a eletromobilidade. Estamos prontos”, declarou Franz à imprensa internacional. Além de desenvolver soluções para veículos 100% elétricos, a MAHLE também investe em veículos híbridos e Range Extenders Electric Vehicles (REEV) – veículos elétricos de autonomia estendida. A empresa tem avançado significativamente em tecnologias que ampliam a autonomia dos veículos elétricos e facilitam a transição de modelos a combustão para eletrificados. A China, em especial, registra forte crescimento neste segmento, com expectativa de crescimento anual de 15% até 2030 na participação desses veículos na produção global de automóveis de passeio e comerciais leves. A MAHLE planeja acompanhar essa expansão.

O CEO ressaltou ainda o grande potencial dos combustíveis renováveis para a descarbonização, um campo ainda pouco explorado. “Nenhum plano sério para a proteção rápida e eficaz do clima no transporte rodoviário está completo sem os combustíveis renováveis. Além do hidrogênio, os biocombustíveis são uma contribuição efetiva para a mobilidade individual”, destacou Franz. Segundo ele, o uso desses combustíveis pode acelerar a renovação da frota circulante. Para atingir as metas climáticas, os combustíveis renováveis, como biocombustíveis e combustíveis sintéticos, precisariam compor 30% do transporte rodoviário até 2030.

“As tecnologias da MAHLE já permitem o uso direto desses combustíveis, sem comprometer o desempenho”, afirmou Franz, alertando que a Europa enfrenta uma decisão crucial sobre a regulamentação das emissões de CO₂. “A revisão da legislação europeia não pode ser adiada. Motores de combustão interna que utilizam combustíveis climaticamente neutros devem ser reconhecidos como parte da solução.” Caso a União Europeia mantenha a proibição de veículos com motores a combustão interna, a MAHLE poderá ser obrigada a interromper investimentos na expansão e modernização de capacidades produtivas para motores sustentáveis.

Com a estratégia MAHLE 2030+, a empresa, atuante globalmente no setor automotivo, abrange todos os tipos de sistemas de propulsão que contribuem decisivamente para a proteção do clima, incluindo eletrificação, motores de combustão interna sustentáveis e gestão térmica para aumentar eficiência e desempenho.

Eficiência impulsiona a transformação

Em um ambiente de negócios desafiador, marcado por incertezas nas relações comerciais globais, a MAHLE reforça seu compromisso com a eficiência como elemento chave da transição em curso. Esse foco também se aplica aos processos internos, visando maior competitividade e resiliência. Um exemplo concreto é a nova estrutura organizacional global, implementada em 200 dias com recursos próprios, que redefiniu diretrizes de compras e fortaleceu responsabilidades regionais, garantindo respostas ágeis às demandas locais.

O programa interno “Back on Track 2025”, focado em rentabilidade e controle de custos, avança com rapidez. As unidades fabris buscam ganhos contínuos de eficiência por meio de iniciativas como redução do consumo energético via gerenciamento de desligamento de equipamentos e instalação de sistemas fotovoltaicos térmicos.

A MAHLE também amplia o uso da inteligência artificial (IA) em suas operações. O aprendizado de máquina já é aplicado em áreas selecionadas para otimizar produção direta e processos indiretos. A IA generativa tem sido usada com sucesso no desenvolvimento de produtos, economizando tempo e recursos para criar inovações futuras. Um exemplo recente é o blower com design biónico, inspirado nas nadadeiras dos pinguins, que será apresentado no IAA Mobility.

MAHLE no IAA Mobility 2025

Com o tema “Efficiency”, a MAHLE vai destacar três frentes estratégicas no IAA Mobility 2025, em Munique: range extender para ampliar a autonomia de veículos elétricos, módulo compacto de gerenciamento térmico com bomba de calor integrada e componentes de motor compatíveis com etanol. Essas inovações contribuem significativamente para a redução do consumo de combustível e das emissões de CO₂ em motores a combustão interna.

“Para nós, eficiência não é só a melhor relação entre esforço e resultado, é aplicar soluções inovadoras que preservam recursos, economizam energia e impulsionam a mobilidade sustentável”, afirma Dr. Marco Warth, Vice-presidente de Pesquisa Corporativa e Engenharia Avançada da MAHLE.

Range extender impulsiona a eletromobilidade

Embora muitos motoristas estejam abertos à eletromobilidade, há um desejo claro de combinar os benefícios dos veículos elétricos com a segurança de maior autonomia. Veículos elétricos com range extender ajudam a superar a “ansiedade de autonomia”, fornecendo energia ao motor elétrico quando a bateria se esgota. Apresentado pela primeira vez no IAA Mobility, o novo range extender promete ampliar a aceitação global dos veículos elétricos, permitindo o dimensionamento ideal das baterias de forma econômica e sustentável, sem comprometer a experiência em viagens longas.

Com potência contínua de 85 kW, o sistema inclui um gerador de alta voltagem altamente eficiente, acionado por um motor a combustão compacto. Seu sistema de resfriamento integrado oferece eficiência superior a 97% e alta densidade de potência (mais de 50 kW por litro), reduzindo o uso de materiais e espaço. Um diferencial é o resfriamento direto de alta performance do rotor, que diminui o uso de terras raras. O motor conta com tecnologias avançadas como ignição por jato (MAHLE Jet Ignition), injeção direta, turboalimentação e comando de válvulas Miller, atingindo mais de 42% de eficiência com baixos níveis de ruído.

“Compacto, leve, fácil de integrar e eficiente no uso de recursos, o range extender da MAHLE é uma solução robusta e inteligente para sistemas de propulsão”, destaca Warth. No ciclo WLTP, o sistema pode alcançar autonomias de até 1.350 km, dependendo do veículo e do tamanho da bateria.

Módulo de gerenciamento térmico eleva eficiência e autonomia

Como estreia mundial, a MAHLE apresenta seu novo módulo de gerenciamento térmico, que melhora a eficiência dos sistemas e, consequentemente, a autonomia dos veículos elétricos. O módulo funciona como a interface central do ciclo de refrigeração do veículo, garantindo que todos os componentes — do trem de força ao sistema de armazenamento de energia — operem na temperatura ideal sob qualquer condição climática, além de proporcionar conforto térmico aos ocupantes.

O aquecimento do habitáculo é um desafio para veículos elétricos, pois esses sistemas geram menos calor que motores a combustão. Com uma bomba de calor integrada de alta eficiência, o módulo reduz a demanda energética para aquecimento, podendo ampliar a autonomia em até 20% em comparação a sistemas convencionais com resistências elétricas. O módulo integra compressor, trocadores de calor, bombas de fluido refrigerante, sensores e válvulas em uma única unidade, reduzindo espaço, custos e tempo de desenvolvimento. É compatível com o refrigerante atual (R1234yf) e pode ser adaptado ao R290 (propano), garantindo flexibilidade futura sem grandes alterações de projeto. A produção em série está prevista para iniciar em até dois anos.

“A grande vantagem competitiva da MAHLE é sua expertise em componentes e sistemas desenvolvidos internamente, permitindo soluções integradas e harmonizadas”, afirma Warth. O design modular e compacto do sistema permite reduzir de quatro para três o número de bombas de fluido refrigerante por veículo. A produção em série está em desenvolvimento e começará nos próximos dois anos.

Blower com design biónico: a natureza inspira a eficiência

Na estreia europeia, a MAHLE apresentará um blower inovador para sistemas de ar-condicionado veiculares, inspirado nas nadadeiras dos pinguins — animais conhecidos pela eficiência na locomoção na água. O componente é até 4 decibéis (60%) mais silencioso e 15% mais eficiente que modelos convencionais. Desenvolvido para veículos com restrições de espaço, pode ser utilizado em automóveis de passeio, comerciais leves e pesados. Seu desenvolvimento foi acelerado pelo uso de inteligência artificial generativa, que realizou mais de 30 milhões de simulações virtuais em tempo recorde, processo chamado pelos engenheiros da MAHLE de “engenharia sobre-humana”.

Motor a etanol: MAHLE pronta para combustíveis sustentáveis

Para reforçar sua aposta na diversidade tecnológica, a MAHLE também apresenta componentes para motores a combustão interna compatíveis com combustíveis renováveis, como o etanol. Estudos de ciclo de vida indicam que o uso de etanol puro (E100) pode reduzir emissões de CO₂ em até 70%. A nova solução da MAHLE inclui pistões, anéis, pinos, válvulas e o conjunto denominado “power cell unit”, projetados para atender às exigências técnicas do etanol.

Os componentes otimizados oferecem menor consumo de óleo lubrificante, alta resistência ao desgaste, corrosão e calor, além de possibilitar economia de até 1,5% no consumo de combustível. Isso demonstra que, mesmo após mais de um século de evolução dos motores, ainda há espaço para melhorias significativas e redução de emissões.