Entre os dias 17 e 20 de setembro, o Centro de Convenções de Pernambuco, em Recife, sediará a edição 2025 da Autonor, consolidada como o principal encontro do Aftermarket Automotivo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil.
Com foco nas particularidades e demandas desses mercados regionais estratégicos, a feira oferece às marcas nacionais e locais a oportunidade de apresentar novos posicionamentos de portfólio, além de estratégias personalizadas para conectar-se com distribuidores, lojistas e reparadores. Essa característica é o principal diferencial da Autonor frente à Automec, evento realizado em São Paulo no primeiro semestre, que tem um enfoque mais generalista e nacional.
Segundo Bruna Miranda, diretora da Autonor Empreendimentos, esse olhar regionalizado reflete o momento em que as marcas valorizam cada vez mais o Norte e Nordeste como regiões estratégicas para o crescimento no aftermarket brasileiro, evidenciando o protagonismo crescente dessas áreas no cenário nacional.
Em entrevista exclusiva, Bruna detalha as expectativas para a edição 2025, os diferenciais do evento e os desafios atuais do setor de reposição. Confira a seguir o que esperar da Autonor 2025!
Novo Varejo – Qual a expectativa de público para a edição de 2025? Haverá crescimento em relação à última edição? Qual o perfil dos visitantes esperado, em termos de segmentos da cadeia e níveis hierárquicos?
Bruna Miranda – Na última edição, a Autonor recebeu mais de 55 mil visitantes e gerou cerca de R$ 80 milhões em negócios. Para 2025, contamos com a confirmação de grandes marcas e a expectativa é de crescimento tanto no volume de visitantes quanto em negócios.
Em 2023, o perfil dos visitantes foi majoritariamente composto por:
- 55% profissionais de oficinas e reparação automotiva;
- 20% varejistas (casas de peças);
- 12% distribuidores;
- 13% outros públicos (consumidores finais e geral).
Novo Varejo – Quais as principais semelhanças e diferenças entre a Autonor e a Automec, realizada em abril deste ano?
Bruna Miranda – Ambas são feiras do segmento automotivo focadas em tecnologia, produtos e negócios, promovendo também cursos, networking e capacitação. A principal diferença está na forte regionalização da Autonor, com foco na internacionalização do Norte e Nordeste. Isso torna o evento especialmente voltado para profissionais locais de oficinas, distribuidores e varejistas, com intensa participação de caravanas e portfólio adaptado às necessidades regionais, como exemplificado pela participação da Eaton, que trará produtos e programas específicos para essas regiões.
Novo Varejo – Quais atrações os visitantes podem esperar na Autonor 2025?
Bruna Miranda – Contaremos com grandes marcas lançando componentes técnicos e soluções automotivas, como a NTN, que apresentará rolamentos, sensores e kits técnicos. A Eaton destacará novidades para veículos comerciais, incluindo embreagens específicas, atuadores, válvulas solenoides e produtos remanufaturados ECOBox®, além de oferecer capacitação com a “Jornada Eaton”. Também teremos inovações tecnológicas em veículos elétricos, sistemas de segurança, conectividade avançada, inteligência artificial e realidade aumentada, que serão alguns dos principais destaques do evento.
Novo Varejo – Quantos expositores são esperados para esta edição?
Bruna Miranda – Na última edição, a Autonor contou com mais de 750 marcas expositoras. Para 2025, com a confirmação antecipada de grandes nomes, esperamos manter ou superar esse número, mantendo uma combinação equilibrada entre empresas regionais e nacionais, com forte presença local e nacional.
Novo Varejo – Como você avalia o mercado de Aftermarket Automotivo nas regiões Norte e Nordeste? Elas têm ganhado mais protagonismo nacionalmente?
Bruna Miranda – Diversas marcas consideram as regiões Norte e Nordeste estratégicas para o crescimento do aftermarket brasileiro, o que demonstra o protagonismo crescente dessas áreas no cenário nacional. Além disso, a presença expressiva de caravanas de vários estados e o foco contínuo da Autonor nessas regiões refletem um mercado ativo e em expansão.
Novo Varejo – Qual foi o volume de negócios na última edição e qual a expectativa para 2025?
Bruna Miranda – Na última edição, foram gerados aproximadamente R$ 80 milhões em negócios. Para 2025, esperamos um aumento desse volume, impulsionado pela presença de grandes expositores, inovações tecnológicas e o renovado interesse do mercado.
Novo Varejo – Há outras novidades que gostaria de compartilhar com nossos leitores?
Bruna Miranda – A Autonor 2025 reforçará seu papel como plataforma regional de negócios, tecnologia e capacitação, desde o lançamento oficial até os resultados esperados durante o evento. Estamos animados em anunciar um evento especial de boas-vindas para cerca de 150 convidados. Com o apoio de quatro patrocinadores, realizaremos um coquetel exclusivo em um catamarã, proporcionando uma noite memorável de networking e confraternização, incluindo um passeio pelas águas da região, criando um ambiente ideal para conexões e celebrações.
Além disso, no dia 17, teremos a cerimônia de abertura com uma palestra inspiradora de Yago Leite, intitulada “O amanhã chegou! Como sobreviver ao novo do segmento automotivo!”. Yago, influenciador e proprietário da Peca.com, está desde 2013 dedicado ao setor de autopeças e serviços, sempre buscando aprimorar a experiência dos clientes nessa área.
















