Mercado automotivo brasileiro deve terminar o ano em situação melhor do que em 2024

Mercado automotivo brasileiro projeta recuperação e melhora em 2024

Análise destaca crescimento das exportações

O setor automotivo brasileiro deve encerrar 2025 com desempenho superior ao do ano anterior. Essa é a principal conclusão da nova edição da Análise Setorial, elaborada pelo Data OLX Autos, fonte de inteligência automotiva do Grupo OLX, que consolidou os dados do segmento no terceiro trimestre. Segundo o levantamento, as vendas de carros novos acumuladas em 12 meses até setembro cresceram 6,1%, enquanto a produção avançou 8,9%. Se o ritmo do último trimestre se mantiver, tanto vendas quanto produção devem superar as projeções das principais entidades do setor, como Fenauto e Anfavea.

No mercado de seminovos e usados, a expectativa também é positiva: o segmento deve atingir a previsão de crescimento feita pela Fenauto para este ano.

Mercado externo em destaque

O estudo aponta que, após um ano e meio de déficits na balança comercial de veículos de passageiros, o Brasil voltou a registrar superávit no acumulado de 12 meses em agosto e setembro. O principal fator para essa reversão foi o aumento expressivo das exportações para a Argentina.

“Os dados consolidados pelo relatório do Data OLX Autos mostram um setor resiliente, mesmo diante dos desafios impostos pelas altas taxas de juros, que impactaram negativamente o mercado de crédito para aquisição de veículos”, avalia Flávio Passos, vice-presidente de Autos do Grupo OLX.

Cenário macroeconômico

Mesmo após quase seis meses de instabilidade no comércio global, o setor automotivo brasileiro não sofreu impactos significativos. Internamente, o PIB do país cresceu 2,9% no primeiro trimestre e 2,2% no segundo, com expectativa de fechar o ano com alta de 2,2%.

A inflação medida pelo IPCA desacelerou em setembro em relação a junho. No setor automotivo, o Programa Carro Sustentável contribuiu para a queda da inflação dos veículos novos, enquanto a inflação dos usados permaneceu estável, registrando 1,44% em setembro.

Apesar de recentes reduções, as taxas de juros para financiamento de veículos seguem acima dos níveis do ano passado, reflexo da Selic, que está em 15% desde setembro de 2024.

A concessão de crédito real para compra de automóveis começou a cair em março para pessoas físicas e em fevereiro para jurídicas. Em agosto, houve retração de 2,5% e 6,5%, respectivamente, em comparação com dezembro de 2024.

Entre janeiro e setembro de 2025, os financiamentos de automóveis e comerciais leves caíram 2,1% em relação ao mesmo período de 2024. Por outro lado, os financiamentos para veículos novos subiram 2,7%, enquanto os de usados recuaram 3,2%.

A Análise Setorial, produzida pelo Data OLX Autos, reúne dados e oferece um panorama atualizado do mercado automotivo brasileiro, abordando produção, vendas, importações, exportações, crédito e o cenário macroeconômico. O relatório completo está disponível na landing page do Data OLX Autos.