Faltando poucos dias para 1º de agosto, data em que entram em vigor as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros nos Estados Unidos, anunciadas em 9 de julho pelo presidente norte-americano Donald Trump, os negócios na Bolsa de Valores na semana de 21 a 25 de julho foram marcados por um sentimento de cautela.
O Ibovespa, principal índice acionário do país, encerrou o período com uma leve alta de 0,11%. O IAA, apesar do bom desempenho das ações da Iochpe-Maxion (MYPK3) +3,27%, Marcopolo (POMO4) +3,19% e Riosulense (RSUL4) +2,51%, não conseguiu superar o resultado negativo e fechou em -0,80%.
As demais empresas que compõem o índice apresentaram desvalorização na semana: Tupy (TUPY4) -1,30%; Mahle Metal Leve (EVE3) -1,39%; Fras-le (FRAS3) -3,79% e Randon (RAPT4) -8,89%.
As ações da Schulz (SHUL4) mantiveram-se estáveis, sem variação semanal.


Índice das Ações Automotivas (IAA)
O IAA é um índice criado pelo After.Lab para medir as movimentações das ações das empresas do setor automotivo listadas na Bolsa. Embora ainda sejam poucas as empresas que operam nessa modalidade, elas já são suficientes para oferecer uma leitura sobre o desempenho das operações relacionadas ao universo automotivo que abriram capital e utilizam o pregão do Ibovespa para atrair investidores e impulsionar seus negócios.
A metodologia do estudo reúne as movimentações diárias dos índices de fechamento de cada ação para criar uma média: o IAA – Índice de Ações Automotivas, indicador que representa a variação média das sete empresas selecionadas. Este índice é comparado com o Ibovespa, gerando gráficos que permitem analisar o comportamento das ações automotivas em relação ao mercado em geral, ajustando os índices para identificar variações em tempo real.
Assim, o After.Lab – núcleo de pesquisa e inteligência de negócios focado no aftermarket automotivo – cria mais um índice semanal para o mercado utilizar como referência na avaliação comparativa do desempenho do setor automotivo. Esse índice é balizado pelas operações de grandes empresas de diversos segmentos, proporcionando uma visão analítica fundamentada nos indicadores sensíveis medidos diariamente nos pregões de ações.