O objetivo central do projeto é apoiar comunidades em que a companhia está presente, ampliar a formação de mão de obra qualificada e impulsionar a empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social por meio de formação conectada às demandas reais da indústria e do mercado de trabalho.
Neste primeiro momento, o programa oferece vagas para os cursos de Eletromecânica e Edificações, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).
No curso de Eletromecânica, os alunos desenvolvem competências essenciais para atuação na indústria moderna, como:
• Instalação e manutenção de sistemas eletromecânicos
• Montagem, desmontagem e reparo de motores elétricos
• Leitura e interpretação de diagramas elétricos e mecânicos
• Comandos elétricos e acionamentos industriais
• Noções de automação industrial e sistemas integrados
• Manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos
• Identificação e diagnóstico de falhas técnicas
• Aplicação de normas de segurança do trabalho
• Operação de equipamentos industriais com foco em eficiência
• Organização de processos para aumento de produtividade
As aulas de Eletromecânica serão realizadas na cidade de Cuiabá (MT); já a formação em Edificações será ministrada no Rio de Janeiro (RJ). Ambas as modalidades contam com 10 vagas por curso, oferecidas no turno noturno para facilitar o acesso de quem já possui outras atividades durante o dia.
“O TransFORMAR reflete a visão da companhia de atuar além do negócio, contribuindo para reduzir o déficit de mão de obra qualificada e ampliando oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade. Isso fortalece a empregabilidade, gera impacto social positivo e ajuda a construir um mercado mais preparado, diverso e sustentável no longo prazo”, explica Kleber Racy, diretor de Pessoas e Sustentabilidade da Mills.
O perfil buscado para as bolsas integrais inclui candidatos com renda mensal familiar de até três salários-mínimos. Além disso, os interessados devem ter estudado integralmente em escolas públicas ou possuir histórico como bolsistas integrais em instituições privadas.
O processo de seleção é feito em duas etapas principais: o preenchimento de formulário de inscrição e uma entrevista para confirmação de dados e perfil socioeconômico. Para manter o benefício, o bolsista precisa apresentar rendimento adequado e cumprir os requisitos de frequência exigidos pela instituição de ensino.
Desde 2021, o TransFORMAR soma mais de 4,1 mil inscritos, em 50 diferentes cidades do Brasil. Os interessados em participar do processo seletivo ou obter mais detalhes sobre o cronograma devem acessar o endereço Link.

















