No dia 23 de junho, quarta-feira, o Novo Varejo reuniu-se com diversos veículos especializados na cobertura do Aftermarket Automotivo para visitar a fábrica da Mobensani, localizada em Guarulhos (SP). Acompanhados pelos principais líderes da empresa — Amir C. de Azevedo (Presidente), Simone de Azevedo Franzo (CEO de Estratégias) e Suzane de Azevedo (CEO de Operações) —, conhecemos os processos produtivos e os pilares estratégicos que sustentam um crescimento anual de dois dígitos mantido nos últimos 15 anos.
Com 60 anos de experiência no mercado de borrachas automotivas para reposição, a Mobensani conta atualmente com um portfólio de aproximadamente 2.500 itens distribuídos para todas as regiões do Brasil. A empresa projeta um crescimento de 22% para 2025, após encerrar 2024 com um aumento de 25% — números que se somam a um avanço impressionante de 944% na última década.
Durante a visita, foi possível observar como a estrutura industrial e os processos internos sustentam esses resultados. Em um momento em que muitas empresas apostam na importação, a Mobensani mantém uma operação genuinamente nacional, utilizando processos fabris de padrão internacional, desde o tratamento da matéria-prima até o acabamento dos componentes.
A gestão da empresa baseia-se em dados de mercado e estudos técnicos para orientar decisões sobre lançamentos — que superam 150 novos itens por ano — e descontinuações estratégicas. O compromisso com as melhores práticas da indústria também se reflete no uso de equipamentos de alta tecnologia, incluindo um scanner presente atualmente em apenas outras quatro empresas do país. Essa tecnologia proporciona maior precisão e agilidade, reduzindo análises que antes demoravam 15 dias para menos de 5.
Para atingir esse nível de excelência, a Mobensani tem realizado investimentos significativos. Um exemplo é o plano de R$ 25 milhões previsto para 2025, destinado a novos lançamentos e maior automação.
Empresa é referência em igualdade de gênero no setor
Além dos aspectos operacionais, a visita também destacou o protagonismo da Mobensani em um tema ainda sensível na cadeia automotiva: a igualdade de gênero.
Não poderia ser diferente, já que Simone de Azevedo Franzo, CEO de Estratégias da companhia, é uma das fundadoras da AMMA (Associação Brasileira das Mulheres do Mercado Automotivo) e uma das vozes mais respeitadas na promoção da liderança feminina no setor.
Em entrevista exclusiva ao Novo Varejo, Simone explicou que o objetivo da AMMA é servir como uma ponte de inspiração, empoderamento e capacitação para que mais mulheres conquistem posições de destaque no mercado automotivo. Segundo ela, a transformação é possível, mas exige intencionalidade. “A presença feminina não deve ser pontual, e sim estrutural. O avanço vem com visibilidade, preparo e oportunidades reais”, afirmou.
Mais do que palavras, o compromisso de Simone com o avanço das mulheres está refletido na prática da Mobensani. Atualmente, 27% da força de trabalho da empresa é composta por mulheres — um número muito superior à média nacional do setor, que gira em torno de 6%. Além disso, muitas colaboradoras atuam diretamente na operação, e não apenas em funções administrativas, como ainda é comum em outras empresas do segmento.
Sobre as perspectivas para expandir esse movimento a todo o mercado, Simone destacou que as mudanças já são evidentes, especialmente diante da escassez de mão de obra qualificada que afeta toda a cadeia da reposição.
“As empresas estão percebendo que vale mais ter uma mulher qualificada, competente e comprometida, mesmo que eventualmente precise se ausentar por licença maternidade, do que abrir mão de um talento desses para alguém menos qualificado”, concluiu.