O Novo Honda HR-V foi apresentado oficialmente para a imprensa nacional e chega ao mercado por etapas, começando por agosto, onde o SUV compacto finalmente terá parte dos preços anunciados.
Na ocasião, serão lançadas as versões EX e EXL, com as versões Advance e Touring em outubro, quando também seus preços serão revelados.
Nas duas primeiras, o propulsor é o L15B 1.5 i-VTEC com duplo comando de válvulas VTC e injeção direta, antigamente chamada Earth Dream pela Honda.
Ele é o mesmo motor dos novos Honda City e City hatch, entregando assim 126 cavalos e torques de 15,5 kgfm na gasolina e 15,8 kgfm no etanol.
O câmbio é CVT com sete velocidades, tendo paddle shifts apenas na EXL que, aliás, virá com o pacote Honda Sensing de assistência ao condutor (ADAS).
Já as versões Advance e Touring chegam em outubro, com motor 1.5 Turbo VTC, que a Honda não detalhou, nem mesmo na ficha técnica enviada. O CVT é outro, mas igualmente com sete marchas virtuais e modo Sport.
Honda HR-V 2023 – Primeiras impressões
Visualmente, as versões aspiradas possuem grade com frisos horizontais e grade inferior com elementos hexagonais, enquanto as turbinadas apresenta grelha com elementos quadrados, assim como para-choque com grade horizontalizada com spoilers.
Aliás, estas versões apresentam acabamento em preto brilhante nos para-choques, saias de rodas e saias laterais, destacando-se mais.
O Honda HR-V 2023 traz de série faróis full LED, assim como o pacote Honda Sensing com controle de cruzeiro adaptativo, assistente de saída de pista e faixa, frenagem automática de emergência, detector de pedestres e farol alto automático.
Com rodas aro 17 polegadas e pneus 215/60 R17 em todas as versões, o Novo HR-V tem ainda lanternas em LED unificadas sobre a tampa do bagageiro, igualmente iluminado. Nas Advance e Touring, existem dois escapes com ponteiras cromadas.
Por dentro, o painel com ajustes de ventilação nas extremidades chama atenção, assim como o ar condicionado dual zone. O Novo HR-V tem cluster com tela de 7 polegadas a partir da Advance, tendo ainda console com botão Econ, freio de estacionamento elétrico e duas bases para celulares, sendo uma delas de carregamento indutivo.
Com bom espaço interno, chama atenção a ampla visão traseira com as janelas sem quebra-ventos falsos, os porta-copos nas portas traseiras e os porta-smartphones nos encostos dos bancos dianteiros.
O espaço para as pernas é o mesmo visto no City hatch, mas isso significou um porta-malas pequeno, com apenas 354 litros, bem menor que o do HR-V antigo, mesmo o Touring, que tinha 393 litros por causa do escape. Na Touring, a tampa tem acionamento elétrico.
Com novo volante de comandos em preto brilhante do City, o HR-V não tem mais console com elemento vazado, mas o estilo do painel agrada, assim como o acabamento das portas, que adicionam speekers do sistema de áudio premium da versão Touring.
Tendo linha de cintura alta, o Novo Honda HR-V parece pronto para vender bem no mercado nacional, buscando os clientes fiéis do produto e também os órfãos do WR-V, que não terá sucessão por aqui.
Só resta saber agora dos preços, que não serão tão convidativos com o pacote de equipamentos oferecido de série no Novo HR-V. Quanto você acha que ele custará?