Novo propulsor para mobilidade elétrica: O eixo elétrico 4 em 1 da Schaeffler

“A Schaeffler está focada na mobilidade elétrica. A empresa demonstrou isso lançando simultaneamente novos acionamentos de eixos elétricos, eles são um elemento-chave da nova estratégia na mobilidade elétrica", diz Matthias Zink, CEO Automotive Technologies na Schaeffler AG.

Até o momento se podia integrar até três componentes a uma unidade compacta de acionamento. Com o assim chamado eixo elétrico 4 em 1, a Schaeffler está dando um passo à frente ao integrar o sistema de gerenciamento térmico, além do motor elétrico, da eletrônica de potência e da transmissão no Sistema de Eixo Elétrico. Isso torna o acionamento do eixo mais compacto e leve e garante mais conforto.

Um sistema de gerenciamento térmico particularmente eficiente também garante que um carro viaje mais com uma carga de bateria e carregue mais rapidamente. Outro novo desenvolvimento são os eixos elétricos para picapes e veículos comerciais leves. No futuro, a Schaeffler fornecerá esses eixos elétricos para fabricantes de automóveis, particularmente na América do Norte.

Eixo Elétrico com sistema de gerenciamento térmico integrado

O calor é um recurso escasso e valioso nos carros elétricos. Eles não têm o calor residual de motores a combustão interna para aquecer o interior, por exemplo.  Além disso, particularmente em temperaturas extremas altas e baixas, a autonomia e a capacidade de carregamento rápido da bateria dependem essencialmente se a bateria pode ser mantida em uma faixa de temperatura adequada.

“O sistema de gerenciamento térmico tem uma influência significativa na eficiência e no conforto do veículo”, diz Dr. Jochen Schröder, chefe da divisão de negócios de mobilidade elétrica da Schaeffler. A empresa já oferece sistemas de gerenciamento térmico para todos os tipos de arquitetura de propulsores de veículos e continua a desenvolvê-los. Uma nova abordagem é a combinação dos componentes de acionamento de um eixo elétrico com o sistema de gerenciamento térmico, o que era um módulo independente na maioria dos casos até agora.

Isso acontece porque os especialistas da Schaeffler sempre consideram o comportamento térmico dos componentes individuais, como do motor elétrico ou da eletrônica de potência, bem como o gerenciamento térmico mais eficiente e abrangente de todo o veículo. Por exemplo, um sistema de controle inteligente garante que o excesso de calor seja dissipado com eficiência da eletrônica de potência e do motor elétrico e que seja utilizado no interior do veículo. A temperatura da bateria também é regulada de tal maneira que o carro pode viajar mais com uma carga da bateria e ela é carregada mais rapidamente, aumentando o conforto em uma viagem.

Para a eletrificação de picapes médias, principalmente para o mercado norte-americano, a Schaeffler está desenvolvendo e fabricará o chamado eixo traseiro elétrico. No eixo traseiro elétrico, o motor elétrico, a transmissão, a eletrônica de potência e todo o eixo traseiro são conectados entre si e fornecidos ao cliente como uma unidade pronta para instalação. Eixos como esses têm mais de dois metros de largura. A Schaeffler já garantiu seus primeiros pedidos de eixos traseiros elétricos para fabricantes de automóveis. A empresa está, portanto, entrando em um novo segmento de mercado para acionamento de eixos elétricos.