O calor chegou e o ar condicionado quebrou?

Quando o calor aperta e o ar condicionado pifa

Quando o calor chega, o ar-condicionado do carro resolve dar problema. Ou será que a gente só lembra de cuidar dele quando termina o inverno?

Todo ano é a mesma história: o calor vem com tudo e as oficinas ficam lotadas de pessoas reclamando do ar-condicionado. E não é exagero dizer que as mudanças climáticas estão aí — sentimos na pele, seja por aquele calor insuportável, pelas chuvas inesperadas ou pelas longas estiagens. Nosso planeta está mudando constantemente, e cabe a nós nos adaptarmos. Como já disse Zeca Pagodinho, “o sol nasceu para todos, mas a sombra (e o ar-condicionado) nem tanto.”

Nas cidades grandes, o trânsito parece que só piora, assim como o calor. Já pensou enfrentar um verão escaldante dentro do carro, preso no congestionamento, sem ar-condicionado? Se sua resposta foi “De jeito nenhum”, prepare-se: o conserto do ar pode variar bastante, dependendo do defeito.

Às vezes, uma simples recarga de gás resolve o problema… por alguns dias ou meses. Mas se há vazamento no sistema, o gás vai escapar novamente — e com ele o óleo lubrificante do compressor. Ou seja: ficar apenas repondo o gás pode ser um tiro no pé. Sem óleo, o compressor pode travar, e aí o prejuízo é maior.

O procedimento correto é: tirar o vácuo do sistema, adicionar óleo e contraste (para identificar vazamentos) e só então colocar o gás. Dá um pouco mais de trabalho, leva tempo e custa mais, mas é o jeito certo de fazer. E fica a dica: quanto mais rápido o ar parar de gelar, maior o vazamento. Vazamentos minúsculos podem demorar meses, mas os maiores aparecem rapidinho.

Os responsáveis pelos defeitos são variados: mangueiras, anéis de vedação, furos no condensador e, nos casos mais complicados, o evaporador — que exige desmontar o painel todo para ser trocado. Ainda podem aparecer problemas no compressor, eletroventilador, fusíveis, válvula block, ou resistência. Por isso, um diagnóstico preciso e um mecânico de confiança fazem toda a diferença!

Ninguém merece ficar sem ar-condicionado naquele calor pesado das 7h da manhã, parado no trânsito. Então, fique atento: se o ar perde eficiência nos dias quentes ou com o carro parado, é sinal de alerta. Não esqueça também do filtro de cabine: ele é barato, melhora a qualidade do ar que você respira e protege todo o sistema!

Outra dica importante: usar o ar-condicionado é uma ótima maneira de monitorar se seu carro está esquentando demais. Se, de repente, o ar para de gelar, pare imediatamente — pode ser superaquecimento do motor! Sempre aviso isso para motoristas de aplicativo que evitam ligar o ar para economizar, sem saber que ele pode impedir um prejuízo maior.

Ficou em dúvida? Me chama no SOS Maria Gasolina, eu posso ajudar!