Parceria entre ApexBrasil e Sindipeças gerou bons negócios em 2025

Parceria entre ApexBrasil e Sindipeças impulsiona bons negócios e exportações em 2025

As ações do projeto Brasil Auto Parts (BAP) – parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com o Sindipeças – garantiram bons resultados em 2025. A participação em cinco feiras internacionais, uma missão comercial e uma rodada de negócios gerou mais de 3,5 mil contatos comerciais, com 190 participações de fabricantes brasileiros de autopeças em eventos na África do Sul, Alemanha, Colômbia, Estados Unidos, México, Panamá e Brasil.

“O BAP tem mostrado ao mundo a qualidade das autopeças brasileiras e impulsionado, com custos viáveis, o processo de internacionalização das pequenas e médias empresas do setor”, afirma Cláudio Sahad, presidente da Abipeças e do Sindipeças.

A seguir, um resumo dos resultados mais recentes, referentes às ações de outubro e novembro.

15ª Rodada de Negócios – São Paulo (SP)
De 12 a 17 de outubro, 68 fabricantes participaram de 571 reuniões de negócios com 18 compradores de nove países, convidados ao Brasil pelo BAP: Alemanha, Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Panamá e Peru. A programação incluiu ainda 43 visitas a 18 fábricas.
O potencial de vendas para os 12 meses seguintes é estimado em US$ 8,2 milhões.

O que dizem alguns compradores

Oscar Ortiz, Ormos, Colômbia
“Agradecemos muito à equipe do Sindipeças pelo convite, por toda a atenção que recebemos e pela excelente logística. Foi uma experiência muito interessante. Espero fazer negócios com empresas brasileiras em breve.”

Diego Schmithalter, Andretich, Argentina
“Esse foi um evento muito enriquecedor para nós, principalmente pela organização e pelo cuidado em cada detalhe, para que nada nos faltasse. Eu me senti em casa. Muito obrigado.”

Nicolas Ochoa, SAP, Estados Unidos
“Agradecemos o convite e a gentileza da equipe do Sindipeças, que, com tanto carinho e amabilidade, nos abriu as portas de seu país. Ficamos agora com a enorme responsabilidade de avançar em diversas oportunidades de negócio com os excelentes fornecedores brasileiros.”

O que dizem alguns associados

Erica Barros, Hand Craft Sistemas de Embreagens
“Evento muito bem organizado. A iniciativa proporciona excelente oportunidade para conectar, de forma prática e assertiva, as cadeias de suprimentos do setor automotivo, aproximando importadores de fornecedores brasileiros.”

Felipe Boff, Metalúrgica Riosulense
“O evento foi muito bem organizado. A seleção dos compradores também foi um ponto alto, além do apoio da equipe organizadora em tornar o encontro mais proveitoso para todos os participantes.”

Sílvia Marques, Dayco
“A integração com tantas empresas ao mesmo tempo nos ajuda muito em um cenário em que não podemos viajar com tanta frequência. Poder trazer um cliente importante para a planta foi fundamental para estreitar ainda mais os laços com nosso distribuidor. O papel do BAP é essencial para que possamos manter essa integração com os clientes.”

AAPEX Las Vegas – Estados Unidos (4 a 6 de novembro)
Os 18 participantes brasileiros fizeram 347 contatos com potenciais compradores não apenas dos Estados Unidos, mas também de Alemanha, Argentina, Bahamas, Canadá, China, Costa Rica, Colômbia, El Salvador, Egito, Equador, Guatemala, Israel, México, Porto Rico, República Dominicana, República Tcheca e Venezuela.
A previsão de embarques para os 12 meses seguintes é de US$ 4,4 milhões.

Agritechnica Hannover – Alemanha (9 a 15 de novembro)
As dez empresas presentes no estande do BAP realizaram 504 contatos com compradores da Alemanha e de África do Sul, Argentina, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Hungria, Índia, Itália, Noruega, Polônia e Ucrânia.
As vendas projetadas para os próximos 12 meses somam cerca de US$ 1,9 milhão.

Expotransporte Anpact – México (12 a 14 de novembro)
As 23 empresas que integraram o estande do BAP registraram 618 contatos comerciais. O volume esperado de vendas em 12 meses é de US$ 2,5 milhões.

Agenda já definida para 2026

  • Automechanika Buenos Aires – Argentina, abril
  • West Africa Automotive Show – Nigéria, maio
  • Feria Autopartes Medellín – Colômbia, julho
  • Automechanika Frankfurt – Alemanha, setembro
  • Rodada de Negócios em São Paulo (SP), outubro
  • AAPEX Las Vegas – Estados Unidos, novembro