A pesquisa “Uso de Dados Pelo Varejo”, realizada pela Cielo em parceria com a Expertise e divulgada em julho deste ano, mostrou que 73% dos gestores utilizam dados estruturados para orientar suas decisões. No entanto, 57% ainda não utilizam ferramentas mais avançadas para análises aprofundadas, como pesquisas de concorrentes ou negócios similares. “Existe uma oportunidade para mudar essa realidade. É fundamental incluir esses comerciantes no universo do analytics”, afirmou Estanislau Bassols, CEO da Cielo.
Entre os 210 comerciantes consultados que já utilizam dados, as principais aplicações concentram-se em ações promocionais (37%), programas de fidelização e descontos (36%), definição de preços (36%) e escolha do mix de produtos e serviços (27%). A personalização da experiência do cliente é utilizada em apenas 23% dos casos; 22% usam dados para definir canais de divulgação e venda, e 21% para identificar novos públicos-alvo.
Enquanto grandes redes contam com equipes dedicadas à análise de dados, o varejista médio enfrenta desafios práticos. A falta de um profissional ou equipe responsável pela análise, apontada por 53% dos entrevistados, limita a adoção de insights mais estratégicos. Ainda assim, as áreas que mais utilizam dados no dia a dia são Vendas (89%), Marketing (85%), Experiência do Cliente (82%) e Finanças (71%).
Olhando para o futuro, 52% dos gestores acreditam que o uso de dados será essencial para a tomada de decisões no varejo nos próximos cinco anos, e 49% indicam a inteligência artificial generativa como a tecnologia de maior impacto. Entre os desafios, 55% destacam a necessidade de treinar equipes em boas práticas de uso de dados, 19% mencionam preocupações com ameaças cibernéticas e 11% com mudanças regulatórias.