Os vencedores de mais uma edição do prêmio Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças serão anunciados na noite de hoje no 033Rooftop JK Iguatemi, em São Paulo, um dos espaços de eventos mais sofisticados da cidade.
Tradicional no aftermarket automotivo, a cerimônia reúne a liderança executiva e empresarial do setor para destacar as companhias que mais se sobressaem na distribuição de autopeças, segundo a avaliação de varejistas de todas as regiões do País.
A A.TV transmite o evento ao vivo para todo o Brasil pelo YouTube: https://www.youtube.com/@ATVmidia
Pesquisa
Realizada desde 1996, a pesquisa avalia o portfólio de produtos e o desempenho empresarial das distribuidoras de autopeças a partir da opinião de 500 varejistas espalhados por todas as regiões, universo que representa cerca de 18 mil lojas.
O estudo, um dos mais relevantes do segmento, utiliza metodologia da Ipsos, uma das maiores empresas de pesquisa do mundo, e oferece uma radiografia detalhada do desempenho e da reputação dos principais distribuidores brasileiros.
Referência estratégica para o aftermarket
Com metodologia rigorosa e cobertura nacional, o estudo “Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças” se consolidou como referência para fabricantes, distribuidores e varejistas que buscam entender a dinâmica do mercado e identificar oportunidades de crescimento. Mais do que um ranking, funciona como guia estratégico, destacando empresas que se diferenciam pela qualidade do portfólio, eficiência operacional e solidez no relacionamento com o varejo.
Relembre o evento e a matéria com os resultados de 2024:
Evento: https://www.youtube.com/watch?v=S2OxBUfvwPI&t=4856s
Edição de cobertura:
https://novovarejoautomotivo.com.br/wp-content/uploads/2024/12/NVA-450-_compressed-1.pdf
Finalistas


Metodologia – Duas fases de avaliação
O levantamento é dividido em duas etapas principais:
1ª fase – Portfólio de produtos
Os varejistas elegem os melhores distribuidores em 21 categorias de produtos e sistemas, que vão de acessórios, amortecedores e filtros a componentes de motor, suspensão e freios. Os vencedores são definidos pela soma total dos votos em cada segmento.
2ª fase – Desempenho empresarial
Avançam para a segunda fase as empresas que ficam entre as 12 primeiras posições na classificação geral da etapa inicial. São efetivamente avaliadas as distribuidoras com presença nacional comprovada por rede de filiais, portfólio com ampla cobertura dos sistemas automotivos e associação à Andap – Associação Nacional dos Distribuidores de Autopeças, entidade pioneira na criação de um código de conduta ética para o aftermarket automotivo.
Na segunda fase, 21 atributos são avaliados e organizados em grandes grupos:
- Produto: qualidade, variedade e disponibilidade das marcas
- Comercial: eficiência no atendimento, entrega e equipe de vendas
- Relacionamento: apoio técnico, política de garantia e suporte promocional
- Imagem: inovação, evolução e grau de admiração do mercado
- Importância: frequência de compra, parceria e confiança
- Presença: competência, comunicação e compromisso com o mercado
















