Mais de 1,1 milhão de motocicletas foram produzidas nas fábricas do Polo Industrial de Manaus no acumulado do ano.
A produção de motocicletas registrou um crescimento de 12,4% nos primeiros sete meses do ano, totalizando 1.141.011 unidades fabricadas, conforme dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – Abraciclo. Este é o melhor desempenho para o período nos últimos 14 anos e representa o terceiro maior volume já registrado.
Em julho, a produção alcançou 140.262 motocicletas, uma queda de 4,7% em comparação ao mesmo mês do ano anterior e 9% em relação a junho. Essa redução, previamente prevista, ocorreu devido às férias coletivas programadas pelas fabricantes desde o início do ano. Além disso, esse período é tradicionalmente utilizado para manutenção nas linhas de produção.
“A indústria mantém um ritmo consistente para atender à demanda do mercado. Contudo, o segundo semestre pode apresentar desafios significativos devido ao cenário macroeconômico”, afirma Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Produção por Categoria
A categoria Street lidera a produção no acumulado do ano, representando 50,9% do volume total fabricado. Em seguida, vem a categoria Trail, com 20,9%, e a Motoneta, com 13,6%.
Essas posições foram mantidas no levantamento mensal. Confira a classificação e os comparativos em relação aos meses e anos anteriores:
Na análise por faixa de cilindrada, os modelos de baixa cilindrada lideraram a produção em julho, com 106.600 unidades, equivalentes a 76% do total fabricado. Em seguida, aparecem as motocicletas de média cilindrada, com 29.061 unidades (20,7%), e as de alta cilindrada, que somaram 4.601 unidades (3,3%).

















