O cenário da busca por crédito no Brasil registrou uma queda de 9,63% em julho de 2025 em comparação a julho de 2024. No entanto, ao analisar a variação de junho para julho, o número de consultas cresceu 61,20%. Essas informações são divulgadas pelo Indicador de Demanda por Crédito da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), que acompanha mensalmente a evolução das consultas de crédito no país.

“O crescimento mensal da demanda por crédito em julho de 2025, o maior já registrado na série histórica, demonstra um forte movimento de busca por soluções financeiras, mesmo diante de um cenário de retração anual”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Ao analisar o perfil dos consumidores que buscaram crédito em julho, observa-se que o público predominante é masculino, representando 54,37%. Por faixa etária, o grupo mais expressivo foi o de 40 a 49 anos, que corresponde a 24,33% do total.

Do total de consultas, 1,74% resultaram na contratação de algum serviço de crédito. Dentre esses consumidores, 76,82% contrataram empréstimos e 21,66% optaram por financiamentos, totalizando 98,48% das contratações.

Quanto à distribuição por grupos financeiros que realizaram consultas em julho, a maior participação foi da intermediação monetária de depósitos à vista (41,18%), seguida pelos seguros de vida e não vida (23,40%), somando 64,58% das consultas. No momento da consulta, 34,94% dos consumidores possuíam alguma restrição ativa.
“A baixa taxa de contratação de crédito, de apenas 1,74% em relação ao total de consultas, indica um elevado volume de pesquisa por opções financeiras, mas uma concretização limitada de negócios”, comenta o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Júnior.

Por região, o Sudeste liderou o número de consultas em julho, com 46,38%, seguido pelo Nordeste (20,92%), Sul (17,95%), Centro-Oeste (8,44%) e Norte (6,31%).

Sobre a CNDL
Fundada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é composta por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, que juntos formam o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país, cuja missão é defender e fortalecer a livre iniciativa. A entidade representa institucionalmente mais de 500 mil empresas, que correspondem a 9% do PIB brasileiro e 17% do PIB do setor, geram 7 milhões de empregos e movimentam R$ 600 bilhões por ano.
















