A Receita Federal anunciou nesta terça-feira (5) uma nova funcionalidade no sistema de parcelamento ordinário, que permite aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional, incluindo os Microempreendedores Individuais (MEIs), escolher a quantidade de parcelas no momento da solicitação para regularização de seus débitos tributários.
Essa medida amplia a autonomia dos contribuintes para definir um plano de pagamento mais adequado à sua capacidade financeira, fortalecendo a gestão do fluxo de caixa e o cumprimento das obrigações fiscais.
Com a nova funcionalidade, os contribuintes podem escolher livremente o número de parcelas — respeitando o limite máximo de 60. Os valores mínimos por parcela permanecem em R$ 300,00 para empresas do Simples Nacional e R$ 50,00 para MEIs.
A solução já está disponível tanto no Portal do Simples Nacional quanto no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal, representando mais um avanço na digitalização e modernização dos serviços oferecidos aos pequenos negócios.
Fortalecimento da gestão financeira
De acordo com a Receita Federal, a medida busca proporcionar maior previsibilidade para os contribuintes de menor porte, garantindo que os pagamentos possam ser programados conforme a realidade econômica de cada negócio.
Além disso, a flexibilização é considerada estratégica por especialistas do setor contábil, que veem a iniciativa como positiva para reduzir a inadimplência, manter a regularidade fiscal e permitir que empresas de pequeno porte se mantenham competitivas, mesmo em períodos de instabilidade financeira.