Empenamento do disco de freio, espelhamento da pastilha e perda de eficiência na frenagem estão entre as possíveis consequências da falha do freio traseiro.
Os componentes do sistema de freio são essenciais para o desempenho do veículo, pois estão diretamente ligados à segurança no trânsito. No sistema de freio a tambor, que funciona pelo atrito das lonas contra o tambor e é formado também pelo cilindro, molas e alavanca, todos os itens devem estar em perfeito estado e corretamente ajustados, já que atuam em conjunto.
Em média, o freio dianteiro é responsável por 70% da força de frenagem de um automóvel, enquanto o traseiro responde por 30%.
Por isso, para evitar comprometimentos no sistema como um todo, a Fras-le recomenda avaliações periódicas dessas peças.
Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Fras-le, destaca a importância do funcionamento adequado do freio traseiro em veículos com sistema a tambor. “A falta de manutenção faz com que o freio dianteiro trabalhe em sobrecarga para compensar a perda de eficiência do traseiro. Isso pode causar superaquecimento dos componentes dianteiros, levando ao empenamento do disco, espelhamento da pastilha e falhas na frenagem”, alerta.
Sinais de alerta para manutenção do sistema de freio – Além das avaliações periódicas conforme as recomendações do fabricante, o motorista deve ficar atento a alguns sintomas que indicam possível comprometimento, tais como: vibração no pedal, ruídos ao acionar o freio, resposta lenta, luz de advertência no painel ou pedal excessivamente duro ou macio.
A Fras-le, marca global em materiais para fricção, investe no desenvolvimento de novas tecnologias e oferece um portfólio completo de pastilhas, lonas e sapatas para automóveis, motos, veículos pesados, além de aplicações ferroviárias e industriais.
Para acessar o catálogo eletrônico da Fras-le, visite: https://autoexperts.parts/pt/br.
			















