Lembra da Renault Scénic? Pois é, a minivan francesa oficialmente fez seu obituário na Europa. Assim como a Citroën Grand C4 (Picasso), o monovolume do losango morreu.
O modelo de tamanho padrão saiu do configurador da Renault na Europa há alguns dias e não retornará. Sua produção já era tida como finalizada há algum tempo.
Da mesma forma, a Renault Grand Scénic, modelo maior, também sairá de linha nos próximos meses com o fim dos estoques europeus.
A saída da Scénic marca definitivamente a Renault, que manterá somente a Escape como uma minivan premium, inclusive com a versão de luxo Initiale Paris.
Lançada em 1996, a Renault Scénic estava em sua terceira geração, tendo a primeira sido produzida no Brasil, onde foi a familiar da marca francesa por anos.
Rival da Citroën Xsara Picasso, a Renault Scénic chegou a ser vendida aqui na segunda geração, como um produto importado, mas não durou muito.
Com 2,8 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, a Scénic foi uma das minivans mais vendidas da Europa e teve papel importante numa época em que SUV era carro premium.
Ganhando a segunda geração em 2003, a Scénic não evoluiu no Brasil, onde manteve a primeira geração em linha até 2010.
Já em 2009, a Renault Scénic recebeu a terceira geração na Europa e assim foi até 2016, quando a atual surgiu por lá, feita sobre a plataforma modular CMF-B.
Diferente de outros modelos da Renault, a Scénic não recebeu opção híbrida leve ou comum, porém, segundo a imprensa europeia, o nome Scénic voltará.
Comenta-se que o produto voltará como um crossover elétrico mais adiante, atendendo assim aos desejos dos consumidores que agora só querem SUVs e crossovers.
Já a Espace está no mercado desde 2015 e em 2020 recebeu facelift, mas não deve durar muito mais por ser um produto de nicho.