Responsável por apoiar 23,6 milhões de empresas brasileiras, incluindo microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte, o Sebrae firmou um compromisso internacional para mobilizar governos em prol da capacitação de pequenos e médios negócios em temas ligados ao enfrentamento das mudanças climáticas. A iniciativa, realizada em parceria com a We Mean Business Coalition e o SME Climate Hub, foi apresentada nesta terça-feira (11) aos líderes mundiais reunidos na COP30, em Belém (PA).
Segundo Décio Lima, presidente do Sebrae, o avanço da agenda climática depende não só de governos, mas também da liderança de grandes corporações, instituições financeiras e, principalmente, do engajamento ativo dos pequenos negócios. “As micro e pequenas empresas precisam ser capacitadas para contribuir com o desenvolvimento de uma nova economia, baseada no carbono zero e mais próspera”, destaca Lima.
Os números reforçam o papel estratégico desse segmento: pequenas e médias empresas representam hoje 90% de todos os negócios do planeta e respondem por mais de 50% do PIB global. Apesar disso, a última pesquisa anual do SME Climate Hub revelou que 80% dos entrevistados apontam baixo apoio governamental ou desconhecimento sobre incentivos disponíveis, evidenciando barreiras que dificultam a adoção de práticas sustentáveis.
O documento global entregue na COP30 propõe um conjunto de políticas públicas prioritárias para inserir as micro e pequenas empresas no esforço de redução de emissões de carbono. As ações estão divididas em quatro eixos principais: garantir que políticas públicas reconheçam e incentivem o engajamento dos pequenos negócios; promover e divulgar casos de sucesso; oferecer orientação centralizada e simplificada para a ação climática e adaptação; e ampliar o acesso a financiamentos verdes.
Além do Sebrae, o compromisso conta com o apoio de instituições de peso internacional, como o International Trade Centre (ONU/OMC), SME United, B Lab, Aspen Network of Development Entrepreneurs, Centre for Climate Engagement (Universidade de Cambridge), Global Climate Finance Forum, Green Transformation and Sustainability Network, Giki, Global Business Inroads e o CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), entre outros.
A We Mean Business Coalition atua no suporte a pequenas e médias empresas para a adoção de práticas sustentáveis, oferecendo ferramentas gratuitas como calculadoras de emissões, recursos e orientações para redução do impacto ambiental. Já o SME Climate Hub é uma iniciativa global sem fins lucrativos, dedicada a capacitar pequenas e médias empresas para a ação climática e para a construção de negócios mais resilientes no futuro.
















