Setor de autopeças debate parcerias com GM e inspeção veicular em encontro da CBCPAVE na CNC

Setor de autopeças discute parcerias com GM e inspeção veicular no encontro da CBCPAVE na CNC

Encontro da CBCPAVE discute parcerias, legislação e estratégias para o setor de autopeças

Encontro da CBCPAVE reúne lideranças sindicais e empresariais em Brasília

Debates focaram em estratégias comerciais, projetos legislativos prioritários e planejamento institucional do setor

Por Christiane Benassi | 28 de julho de 2025 | Leitura de 3 minutos

Setor de autopeças debate parcerias com GM e inspeção veicular em encontro da CBCPAVE na CNC

Brasília sediou a reunião da Câmara Brasileira do Comércio de Peças e Acessórios para Veículos (CBCPAVE), realizada na sede da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Coordenado por Ranieri Palmeira Leitão e mediado por Andréa Marins, gerente da Assessoria das Câmaras Brasileiras do Comércio e Serviços da CNC, o encontro contou com a participação de representantes das Federações Estaduais do Comércio, lideranças do Sincopeças Brasil, especialistas da General Motors (GM), técnicos da CNC e convidados do setor. Luiz Carlos Bohn, coordenador-geral das Câmaras da CNC, também participou por videoconferência.

Parcerias propostas pela General Motors

Um dos principais destaques foi a apresentação de duas frentes de parceria da GM, detalhadas por Marcus Eduardo Fiorella, diretor da montadora.

A iniciativa Parceiro Chevrolet é voltada para empresas associadas (CNPJ), oferecendo condições comerciais exclusivas para aquisição de veículos Chevrolet zero quilômetro, com facilidades operacionais e acesso via plataforma digital.

Já o programa Amigos Chevrolet atende colaboradores das empresas (CPF), permitindo acesso a condições diferenciadas na compra de veículos da marca. Ambos os programas são atualizados mensalmente conforme tabela que determina benefícios por modelo e política comercial vigente.

Marcus Oliveira ressaltou: “Estamos propondo duas soluções que não geram custos para sindicatos ou empresas. A adesão é simples, a gestão totalmente digital, com o objetivo de ampliar o acesso à mobilidade, valorizando empresas e colaboradores.”

Debate sobre Inspeção Técnica Veicular (ITV)

Outro tema relevante foi a Inspeção Técnica Veicular. Guilherme Cardoso, economista da Gerência Executiva de Análise e Desenvolvimento Econômico e Estatístico da CNC (Geade), apresentou dados de um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) intitulado “O custo-benefício da implantação de um programa de inspeção técnica veicular para a frota brasileira de veículos”.

O estudo aponta que falhas mecânicas respondem por cerca de 6% dos acidentes em rodovias federais. A eficácia da ITV na redução de sinistros pode variar entre 5% e 10%, sendo que maior adesão da frota à inspeção resulta em menos acidentes.

Cardoso destacou que a adesão dos proprietários e a efetividade da vistoria são fatores-chave para o custo-benefício do programa, que está previsto no Código de Trânsito desde 1997, mas ainda não regulamentado. “A adoção da inspeção técnica pode gerar benefícios superiores aos custos. Uma integração com programa de renovação da frota traria ganhos ainda maiores para a saúde pública e o meio ambiente. É um tema de extrema relevância.”

Projetos legislativos em pauta

Felipe Miranda, coordenador legislativo da Diretoria de Relações Institucionais da CNC (DRI), abordou os principais projetos de lei em tramitação no Congresso que impactam o setor.

Destaque para o PL nº 5.301/2016, que trata da regulamentação da ITV, considerado estratégico para a categoria. “Embora não seja o texto ideal, é uma oportunidade para iniciar o debate legislativo e sensibilizar parlamentares sobre os impactos sociais e econômicos da pauta”, afirmou Felipe Miranda.

Outros projetos com apoio da CNC incluem o PL nº 338/2015, que obriga fabricantes e importadores a manter peças e componentes disponíveis por até 10 anos após o fim da produção, e o PL nº 4.821/2016, que exige o fornecimento digital das especificações das peças, fortalecendo o comércio independente de autopeças.

Soluções tecnológicas para o setor

Danilo Fraga, CEO da Fraga Inteligência Automotiva, apresentou soluções digitais para aprimorar a gestão comercial no setor. Com a crescente complexidade da frota circulante e diversidade de modelos, ele destacou a importância de investir em plataformas integradas de dados.

A empresa já reúne informações de mais de 2 mil fabricantes e 250 distribuidores, com 18 mil usuários ativos.

Planejamento estratégico da CBCPAVE

Na parte da tarde, o foco foi o planejamento estratégico da CBCPAVE, com a proposta de envolver sindicatos estaduais na identificação de parlamentares aliados às pautas do setor, visando ampliar a atuação política da Câmara.