Setor eletroeletrônico busca qualificação na FIEE para gerar 300 mil empregos

Crescimento da Indústria Elétrica e Eletrônica – FIEE 2025

Projeção da Abinee destaca o potencial de crescimento da indústria. Feira da Indústria Elétrica e Eletrônica será realizada de 9 a 12 de setembro, em São Paulo.

À medida que a indústria elétrica e eletrônica brasileira avança em inovação e digitalização, sua capacidade de gerar empregos qualificados também aumenta. Nos primeiros cinco meses de 2025, o setor criou 8,4 mil novas vagas formais, totalizando 292,9 mil trabalhadores diretos, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e projeções da Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica). A expectativa é fechar o ano com 294 mil empregos, superando os números de 2024.

“O setor eletroeletrônico brasileiro continua em expansão, impulsionado por segmentos como automação industrial, energia inteligente, conectividade e dispositivos de maior valor agregado”, destaca Humberto Barbato, presidente executivo da Abinee. “Esse cenário reforça a importância da qualificação profissional para acompanhar as transformações tecnológicas e atender à crescente demanda por mão de obra especializada”, complementa.

Esse dinamismo evidencia a relevância de espaços que promovam o acesso a novas tecnologias e à qualificação profissional, como a FIEE – Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação, que ocorrerá de 9 a 12 de setembro, no São Paulo Expo, na capital paulista.

“Mais do que apresentar lançamentos, a FIEE é um ambiente de aprendizado e conexão com as novidades do setor. Cada profissional que visita a feira tem a oportunidade de atualizar seus conhecimentos, ampliar sua rede de contatos e compreender, na prática, como aplicar soluções inovadoras no dia a dia da indústria”, afirma Rodrigo Bueno, gerente de produto da FIEE.

Ponto de encontro do setor

Com a expectativa de reunir mais de 600 marcas expositoras, atrair cerca de 40 mil visitantes qualificados e movimentar R$ 2 bilhões em negócios, a FIEE consolida-se como o principal ponto de encontro da cadeia eletroeletrônica nacional. Além da exposição, o evento contará com experiências práticas e conteúdo técnico de ponta, incluindo o 1º Congresso da Indústria Eletroeletrônica, focado em formação, tendências e desafios da Indústria 4.0.

“Acreditamos que tecnologia e capacitação caminham juntas. Ao promover experiências imersivas e conteúdo qualificado, a FIEE contribui diretamente para o desenvolvimento de profissionais e para o fortalecimento do setor como um todo”, completa Bueno.

Em 2025, a indústria eletroeletrônica permanece como um dos principais motores da transformação digital no Brasil, com investimentos projetados em R$ 4,9 bilhões e crescimento real de 8%.

Credenciamento

O credenciamento para a edição 2025 da feira é gratuito e pode ser realizado pelo site www.fiee.com.br. Os ingressos para o congresso – Day Pass ou Passaporte para os três dias – já estão disponíveis e dão direito ao coquetel exclusivo de relacionamento entre participantes, expositores e patrocinadores.

Setor eletroeletrônico busca qualificação na FIEE para gerar 300 mil empregos