Sindirepa SP e Sebrae realizam evento sobre práticas ESG para oficinas mecânicas

Sindirepa SP e Sebrae promovem evento sobre práticas ESG para oficinas mecânicas

Capacitação ESG para Oficinas Mecânicas

Participantes tiveram a oportunidade de aprender como implementar práticas sustentáveis e otimizar resultados

O termo ESG (Ambiental, Social e Governança) é cada vez mais discutido em cursos e estratégias de gestão, ganhando popularidade entre empresários e consumidores alinhados a empresas comprometidas com o bem-estar social e ambiental da comunidade.

Com o objetivo de disseminar essas ideias e apoiar empresários do setor de reparação automotiva na adoção de práticas sustentáveis, o Sindirepa-SP, em parceria com o Sebrae, promoveu a capacitação gratuita “Jornada Acelere para Crescer: Lidere com práticas ESG e potencialize seus resultados”.

Durante o evento, a assessora ambiental do Sindirepa-SP, Judi Cantarin, destacou que a adoção de práticas ESG ultrapassa a responsabilidade socioambiental, contribuindo para a eficiência operacional, prevenção de multas e acidentes, eliminação de passivos trabalhistas, promoção da saúde e segurança, transformação de resíduos em receita, além de atrair talentos, clientes e parceiros estratégicos.

Com mais de 20 anos de experiência em assessoria de gestão sustentável, Cantarin ressaltou que a implementação dessas práticas abre novas oportunidades de negócio para oficinas mecânicas, pois os consumidores valorizam empresas comprometidas com questões ambientais, principalmente diante do aumento das normas regulatórias no setor automotivo.

Na apresentação, ela explicou como organizar um fluxo eficiente de resíduos e os riscos do descarte inadequado, recomendando parcerias com empresas especializadas em coleta, transporte e destinação de resíduos. Além disso, reforçou a importância da implantação de tecnologias para redução de emissões, como equipamentos modernos menos poluentes, redução do consumo de energia e uso responsável dos recursos naturais, que devem integrar a agenda ESG das oficinas.

Para concluir, Cantarin enfatizou a necessidade de treinamento e engajamento de toda a equipe na gestão sustentável dentro da oficina, destacando o papel estratégico das práticas ESG para o setor automotivo. “O setor automotivo brasileiro está passando por uma importante transformação rumo à sustentabilidade, com empresas especializadas em transformar negócios por meio de estratégias ambientais, sociais e econômicas. A gestão eficiente de resíduos é protagonista nessa mudança.”

Ela afirmou que a gestão de resíduos proporciona diversos benefícios comprovados, como a conversão do descarte em receitas, atração de parceiros e clientes estratégicos, fortalecimento da reputação empresarial e abertura de novos mercados.

Sindirepa SP e Sebrae realizam evento sobre práticas ESG para oficinas mecânicas