
A Volkswagen está atualizando a fábrica de Taubaté, no Vale do Paraíba, para a produção do Polo Track e de um novo compacto, que deverá ser um SUV subcompacto ou crossover abaixo do T-Cross.
A planta paulista está recebendo novos equipamentos para produzir a plataforma modular MQB, que proverá um aumento na capacidade produtiva da fábrica de 33%.
Vilque Rojas, plant manager da fábrica da Volkswagen em Taubaté, diz: “As obras de adequação na fábrica estão aceleradas e mais de 90% do projeto já foi executado. Esse resultado demonstra o comprometimento e o trabalho de toda a equipe. Todas essas modernizações trarão ganho na produtividade e qualidade do produto final entregue ao nosso cliente”.
Rojas finaliza: “Além disso, estamos promovendo um treinamento de excelência para as nossas pessoas, pois acreditamos que investir na qualificação da nossa equipe é também investir na satisfação do nosso cliente”.
O aumento da produção virá da aquisição de 80 novos robôs na armação da carroceria, do qual haverá dois modelos de robôs de última geração, de marcas diferentes.
Também foi adquirido equipamento de solda a laser trifocal, com capacidade de soldar peças (teto e laterais), com matéria-prima eletrolítico (EG – electrogalvanizing), por imersão a quente (HDG – hot-dip galvanizing) ou as duas juntas.
Ela é a única planta da VW no país com essa capacidade, tendo ainda a seção de “casamento” – carroceria unindo-se com motor, câmbio e suspensões – ampliada para fazer os carros MQB.
A VW também já está treinando o pessoal do novo projeto de carro compacto da marca, com mais de 40 mil horas investidas, além de melhorias em outras áreas.
Tendo produzido ao longo da história os modelos Gol, Voyage, Passat, Saveiro, Parati e up!, a fábrica de Taubaté, que começou fazendo o famoso fastback, agora se prepara para o Polo Track e uma nova promessa de volume.














