A TMD Friction lançou seu mais recente Relatório ESG, destacando os avanços ambientais, sociais e de governança para o ano de 2024. No documento, a empresa anunciou uma redução de 46% nas emissões de CO2 nos Escopos 1 e 2, que abrangem emissões diretas de fontes controladas pela empresa, como combustíveis usados em veículos próprios e caldeiras, e emissões indiretas relacionadas ao consumo de eletricidade, aquecimento e refrigeração adquiridos, respectivamente, em comparação à linha de base de 2021. Essa conquista foi possível graças a várias iniciativas, incluindo o uso de energia mais limpa, processos otimizados, melhor gestão de resíduos e inovação em produtos.
Além disso, a fabricante global superou sua meta para eliminar os compostos orgânicos voláteis (VOCs) até 2040, alcançando uma redução de 31% em 2024, bem acima do objetivo inicial de 20%. Esse progresso foi impulsionado pelo investimento em novas tecnologias e pelo desenvolvimento de um adesivo livre de VOCs (compostos orgânicos voláteis).
Com base nos dados de 2021, o Roteiro de Sustentabilidade 2040 da TMD Friction define metas ambientais claras para reduzir emissões nos Escopos 1, 2 e 3. O Escopo 3 inclui todas as outras emissões indiretas ao longo da cadeia de valor, como fornecedores, viagens de negócios, deslocamento de colaboradores e o uso e descarte dos produtos pelos clientes. A estratégia contempla ações de curto, médio e longo prazo para garantir o cumprimento desses objetivos. Vale destacar que os escopos 1, 2 e 3 são categorias que auxiliam as empresas a medir sua pegada total de carbono.
“Como líder global na fabricação de sistemas de fricção para freios, estamos comprometidos em promover mudanças e liderar uma indústria mais sustentável. Trabalhamos diariamente para alcançar pequenas melhorias que nos conduzem a grandes resultados, e nosso Relatório ESG anual demonstra o progresso que já realizamos”, afirma Lynn Edwards, vice-presidente de Saúde, Segurança e Sustentabilidade da TMD Friction.
Aumento no uso de energia renovável
Em 2024, a TMD Friction utilizou 52% de energia renovável proveniente de seus fornecedores, avançando em direção à meta de 100% de energia limpa até 2030. Além disso, conseguiu reduzir o consumo energético em 3% por meio de iniciativas como modernização e substituição de equipamentos antigos, melhorias no controle de vazamentos de ar comprimido e otimização da recuperação de calor no oxidante térmico regenerativo (RTO).
O investimento em um software especializado para gestão energética possibilitou o monitoramento online do consumo, aumentando a transparência sobre os custos e as fontes de energia utilizadas.
Pessoas, embalagens e propósito
A TMD Friction estimula seus colaboradores a participarem ativamente da jornada de sustentabilidade por meio do Programa Kaizen, incentivando-os a identificar, propor e liderar iniciativas de impacto positivo. Em 2024, foram realizados 162 projetos globais liderados por funcionários, sendo nove focados em sustentabilidade, que juntos geraram uma economia superior a €631.000 nas operações.
Um destaque do programa foi a busca por embalagens mais sustentáveis. A empresa testou alternativas que reduzissem o impacto ambiental sem comprometer a funcionalidade. A solução escolhida foi uma estrutura em formato de colmeia, feita totalmente de papel reciclado, que apresentou ótimo desempenho em todas as aplicações testadas. Essa inovação substituirá 19 tipos diferentes de espuma, representando um marco importante no aprimoramento da sustentabilidade das embalagens da TMD Friction.
“Não alcançaríamos metas tão ambiciosas sem o comprometimento e a paixão de nossos colaboradores. Com iniciativas como o Programa Kaizen, eles realmente fazem a diferença em nossas operações, demonstrando que mudanças significativas acontecem quando todos são capacitados a contribuir para nossa jornada de sustentabilidade”, destaca David Baines, CEO e presidente da TMD Friction Global.
Melhorias na gestão de resíduos
A TMD Friction estabeleceu metas para reduzir o envio de resíduos a aterros: 20% até 2025, 50% até 2030 e 70% até 2040. Aplicando a estratégia dos 5Rs (recusar, reduzir, reutilizar, reaproveitar e reciclar), a empresa vem avançando nesse objetivo. Em 2024, aumentou a reciclagem local em 14%, e regiões específicas implementaram projetos sustentáveis adaptados às suas realidades.
Por exemplo, a unidade no México doa resíduos de madeira para uma empresa local especializada em design e fabricação de móveis com madeira reciclada. Em 2024, essa unidade reciclou 16 toneladas de madeira, evitando o descarte em aterros e contribuindo para a economia circular.
2025: um ano estratégico
Após os progressos de 2024, 2025 será um ano crucial no Roteiro de Sustentabilidade 2040 da TMD Friction. Com metas específicas estabelecidas em 2022, utilizando 2021 como base, a empresa focará na exploração de novas fontes de energia renovável, na eliminação de substâncias críticas e no aumento do uso de embalagens recicláveis.
Baixe o relatório ESG completo aqui: Relatório ESG TMD Friction 2024
















