- Motor 1.6 turbo de três cilindros entrega 300 cv e 40,2 kgfm de torque
- GR Yaris terá opções com câmbio manual de seis marchas e automático de oito marchas
- Modelo chega com novo visual, aerodinâmica aprimorada e motorização mais potente
- Primeiras unidades do hot hatch serão entregues aos clientes a partir de abril de 2026
O GR Yaris, inspirado no modelo campeão do Mundial de Rali de 2025 (WRC), já tem chegada confirmada ao Brasil. Desenvolvido com a expertise da TOYOTA GAZOO Racing, o hot hatch será oferecido em duas versões – manual e automática – e as primeiras entregas estão previstas para abril de 2026.
Desenvolvido por entusiastas para entusiastas
Com DNA de competição, o GR Yaris traz soluções funcionais em cada detalhe. As novas entradas de ar na dianteira e nos paralamas otimizam a aerodinâmica e o resfriamento do conjunto mecânico. Os paralamas alargados acomodam rodas forjadas e freios de alta performance, características típicas dos carros de corrida.
Na traseira, as saídas de ar reduzem a resistência aerodinâmica e melhoram dirigibilidade, estabilidade e dissipação do calor do escape. Para minimizar danos em eventuais colisões, luzes de neblina e ré foram retiradas do para-choque, enquanto o aerofólio perdeu a terceira luz de freio, facilitando sua substituição ou personalização.
Plataforma e suspensão aprimoradas
O GR Yaris utiliza uma estrutura exclusiva da TOYOTA GAZOO Racing, pesando 1.305 kg na versão manual e 1.325 kg na automática. A dianteira é baseada no Yaris europeu, com plataforma GA-B e suspensão McPherson de três pontos. Na traseira, o modelo adota a plataforma GA-C, voltada para veículos maiores da Toyota, com suspensão independente do tipo double wishbone.
Para aumentar a rigidez e o controle, o hot hatch recebeu 15% mais pontos de solda e 15% mais adesivos estruturais. A direção elétrica passou pelo ajuste final do piloto profissional Kazuya Oshima, garantindo resposta direta entre volante e rodas.
Conjunto mecânico com DNA das pistas
O motor 1.6 turbo de três cilindros entrega 300 cv e 40,2 kgfm de torque. O modelo conta com pistões reforçados, sistema de injeção D-4ST com pressão elevada a 260 bar, radiador de óleo com resfriamento aprimorado e um exclusivo pulverizador de água para o intercooler em situações extremas.
A tração integral GR-Four, a mesma do GR Corolla, traz três diferenciais (um central e dois Torsen de deslizamento limitado, um em cada eixo) e três modos de distribuição de torque: Normal (60% dianteiro/40% traseiro), Gravel (53:47) e Track (variação contínua entre 60:40 e 30:70). Uma herança direta do rali, onde a TOYOTA GAZOO Racing é pentacampeã mundial.
Purismo em duas configurações
Além do câmbio manual de seis marchas, o GR Yaris estreia a transmissão automática GR-DAT (Direct Automatic Transmission) de oito marchas, desenvolvida para respostas rápidas. As trocas manuais seguem o padrão de competição: empurrando a alavanca para reduzir e puxando para subir marchas.
Cabine pensada para a pilotagem purista
O interior do novo GR Yaris foi projetado sob o conceito driver-first, priorizando a experiência do condutor. Inspirado nos carros de rali, o console central é inclinado em 15° para melhor visibilidade e há espaço para instalação de mostradores ou monitor para o copiloto.
O painel digital de 12,3” oferece modos Normal e Esportivo, este último com layout minimalista e foco em informações de desempenho. Nas versões automáticas, são exibidos temperatura do óleo da transmissão e alertas de redução de marcha.
Para reforçar a ergonomia esportiva, o painel foi rebaixado em 50 mm e o retrovisor reposicionado. O volante também foi ajustado e os bancos dianteiros rebaixados em 25 mm, proporcionando uma posição de pilotagem mais envolvente.
Confiabilidade com até 10 anos de garantia
Assim como o GR Corolla, o novo GR Yaris faz parte do Toyota 10, programa de extensão de garantia exclusivo que pode chegar a 10 anos. O benefício é ativado automaticamente ao realizar revisões programadas na rede Toyota após os 5 anos iniciais de garantia de fábrica, sem custo adicional. A cobertura é renovável a cada 12 meses ou 10.000 km, abrangendo peças de carroceria, sistema de arrefecimento, componentes elétricos e eletrônicos, motor, transmissão e freios, até o limite de 120 meses (10 anos) e 200.000 km para uso particular ou 100.000 km para uso comercial – o que ocorrer primeiro.
















