Usados e seminovos são a nova tendência

Em março, os compactos Renault Sandero, Hyundai HB20, Ford Fiesta, dominaram as vendas na InstaCarro

O mercado de carros usados e seminovos continua a segurar o giro econômico do setor com alta nas vendas. Em meio ao aumento na taxa de juros, queda na produção dos 0 km e baixa no poder de compra da população, os veículos usados têm sido a solução para aqueles que desejam manter o conforto em quatro rodas.
 

No ano passado, o segmento de carros usados e seminovos teve crescimento expressivo de 17,8% em relação à 2020, com 15,1 milhões de veículos comercializados. A quantidade é mais que quatro vezes o volume de 0 km, segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto).

Empresas que oferecem soluções para aquecer o mercado são fundamentais para manter o setor aquecido, como é o caso da InstaCarro. A startup que desburocratiza a compra e venda de veículos usados e seminovos em até 24 horas, continua a notar alta na procura por carros do tipo. Com exceção do monovolume Honda Fit, todos os demais automóveis do ranking dos mais negociados na plataforma em março são hatches compactos.

A liderança no período ficou com o Renault Sandero, com 4,55% dos carros negociados. O Hyundai HB20, líder de vendas em fevereiro, fechou março na 2ª colocação, com participação de 4,40%. O Ford Fiesta ficou com a 3ª colocação, enquanto Volkswagen Fox e o Fiat Palio fecham o top 5, com participação de 4,25%, 3,67% e 2,79% nas negociações, respectivamente. Veja abaixo a tabela completa:

Marca Modelo % do total de vendas no mês
Renault Sandero 4,55
Hyundai HB20 4,40
Ford Fiesta 4,25
Volkswagen Fox 3,67
Fiat Palio 2,79
Ford Ka 2,79
Chevrolet Onix 2,49
Citroën C3 2,49
Nissan March 2,49
Honda Fit 2,35

Para o CEO e fundador da InstaCarro, Luca Cafici, o mercado de carros usados e seminovos deverá continuar em alta, com as recentes previsões para a economia do país e, segundo ele, as soluções de oferta proporcionadas pela marca são fundamentais para o momento atual. “Estamos num período de aprofundamento da crise, com diversos setores sem perspectiva de melhora. Enquanto isso, precisamos investir em soluções e criar recursos para, cada vez mais, alimentar a economia e impulsionar a geração de negócios na medida do possível. A InstaCarro tem relevante participação neste processo, pois conversa diretamente com aqueles que querem comprar ou vender os veículos seminovos, ou usados”, pontuou o executivo.

Sobre a InstaCarro

Fundada em 2015 pelo argentino Luca Cafici, a InstaCarro é uma startup que auxilia a venda de veículos usados ou seminovos de forma rápida, simples e com o melhor preço do mercado, uma vez que conta com uma base de mais de 4 mil compradores. A marca garante a venda em até 24h. Já movimentou mais de R$1 bilhão em transações e recebeu mais de R$200 milhões em investimentos. Com atuação inicial em São Paulo, a plataforma deve chegar nas principais capitais brasileiras até o final de 2021.