Varejo brasileiro avança 5,5% em agosto, revela IGet

Crescimento de 5,5% no varejo brasileiro em agosto, aponta IGet

Relatório Econômico

Quando excluídas as categorias de materiais de construção e de partes e peças automotivas, o chamado IGet Restrito avançou 12,3% no mesmo intervalo. Na variação mensal, o IGet Ampliado recuou 0,1%, enquanto o restrito apresentou alta de 0,6%.

Movimentadores de vendas

Segundo os economistas Gabriel Couto e Rodolfo Pavan, autores do relatório, fatores como a linha de crédito consignado para trabalhadores do setor privado, o pagamento de precatórios e o mercado de trabalho aquecido contribuíram para sustentar o crescimento.

Eles ponderam, no entanto, que a política monetária restritiva deve continuar pressionando a atividade econômica nos próximos meses.

O estudo também apontou que a atividade no setor de serviços às famílias caiu 5% em agosto em relação ao mesmo mês do ano anterior, mas avançou 3,8% frente a julho.

Recuo anual

No primeiro semestre, o desempenho do varejo ficou 1,1% abaixo do observado no mesmo período de 2024, mantendo o cenário de desaceleração da atividade. Enquanto o e-commerce nacional apresentou retração de 6,8% em julho e de 18% no acumulado de 12 meses, o varejo físico avançou 0,7% no mês, embora tenha caído 1,1% na comparação anual.