Varejo registra alta de 0,5% nas vendas em outubro

Varejo brasileiro cresce 0,5% em outubro e sinaliza recuperação nas vendas

O volume de vendas do comércio varejista brasileiro avançou 0,5% em outubro, na comparação com setembro, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (11/12) pelo IBGE. Frente a outubro de 2024, o crescimento foi de 1,1%. No acumulado de 2025 até outubro, o varejo registra alta de 1,5% e, em 12 meses, crescimento de 1,7%.

Na comparação mês a mês, sete das oito atividades pesquisadas pelo instituto tiveram desempenho positivo em outubro:

– Equipamentos para escritório, informática e comunicação: +3,2% – Combustíveis e lubrificantes: +1,4% – Móveis e eletrodomésticos: +1,0% – Livros, jornais, revistas e papelaria: +0,6% – Outros artigos de uso pessoal e doméstico: +0,4% – Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: +0,3% – Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: +0,1%

O único recuo na passagem de setembro para outubro foi em Tecidos, vestuário e calçados, com queda de 0,3%.

No acumulado do ano até outubro, em relação ao mesmo período de 2024, também sete das oito atividades registram crescimento:

– Equipamentos para escritório, informática e comunicação: +0,4% – Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: +3,7% – Móveis e eletrodomésticos: +4,1% – Outros artigos de uso pessoal e doméstico: +2,2% – Hiper e supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: +0,8% – Combustíveis e lubrificantes: +0,5% – Tecidos, vestuário e calçados: +2,6%

A única atividade com resultado negativo no acumulado de 2025, até outubro, é Livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 1,4%.

Varejo ampliado

Considerando o comércio varejista ampliado — que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e o atacado de alimentos, bebidas e fumo — o volume de vendas cresceu 1,1% em outubro frente a setembro. Na comparação com outubro de 2024, porém, houve leve recuo de 0,3%. No ano, o varejo ampliado acumula queda de 0,3%, enquanto, em 12 meses, mostra estabilidade (0,0%).

Na leitura mensal, o varejo ampliado teve dois destaques positivos: – Veículos, motos, partes e peças: +3,0% – Material de construção: +0,6%

No acumulado do ano até outubro, as vendas de veículos, motos, partes e peças ainda mostram retração de 3,0%. Já o material de construção registra leve alta de 0,1% em relação ao mesmo período do ano anterior. O atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo acumula queda de 3,9% no ano.