Volkswagen celebra produção de 300 mil unidades do Virtus no Brasil

Volkswagen comemora 300 mil unidades do Virtus produzidas no Brasil

O sedã Volkswagen Virtus alcançou a marca de 300 mil unidades produzidas no Brasil, somando os volumes das fábricas de Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), desde 2018, e de São José dos Pinhais (PR), que iniciou a produção do modelo em abril deste ano.

Reconhecido como o sedã com maior espaço interno do segmento, o Virtus também se destaca em segurança, conquistando nota máxima (cinco estrelas) nos testes do Latin NCAP, que avaliam proteção de adultos, crianças, pedestres e a presença de assistentes ao condutor. Outro diferencial relevante é a oferta de três opções de motorização — 170 TSI, 200 TSI e 250 TSI — exclusividade tanto na linha Volkswagen quanto no segmento.

O modelo passou por uma reformulação completa em 2023, ganhando novo design, mais imponente, além de iluminação 100% em LED, avanços em conforto, tecnologia e sofisticação.

Leandro Oliveira, Plant Manager da unidade Anchieta, destaca o orgulho do time com o marco alcançado: “Desde o lançamento, nosso time tem sido protagonista na construção de um veículo que virou referência em segurança, conforto, tecnologia e sofisticação. Esse resultado é fruto do talento, dedicação e colaboração de todos os times da Volkswagen do Brasil e comprova a força do nosso design, engenharia e processo produtivo”. A fábrica de Anchieta, que completa 66 anos em novembro, foi a primeira da Volkswagen fora da Alemanha e também produz Polo Track, Novo Nivus, Nivus GTS e Saveiro.

Em 2025, parte da produção do Virtus foi transferida para São José dos Pinhais, liberando capacidade em Anchieta para o Polo Track. Essa movimentação também permitiu que a planta de Taubaté (SP) iniciasse a produção do Tera, em abril deste ano, ao lado do Polo e parte do volume do Polo Track. O Tera, com apenas cinco meses de mercado, já é o carro de passeio mais vendido do Brasil em outubro, somando 31.901 unidades emplacadas até 13 de novembro. O Polo segue como o hatch mais vendido do país em 2025, com 106.001 unidades no mesmo período.

César Drazul, Plant Manager de São José dos Pinhais, ressalta a importância estratégica da unidade: “A chegada do Virtus à produção em São José dos Pinhais consolida nossa fábrica como centro estratégico para a Volkswagen do Brasil. É um orgulho contribuir para o marco de 300 mil unidades, resultado do trabalho conjunto das equipes, com paixão e dedicação, para garantir veículos com padrão global. Por trás dos processos automatizados e soluções digitais que aumentam eficiência e sustentabilidade, está o talento humano, assegurando que o Virtus continue sendo um sedã diferenciado, alinhado às exigências do mercado e às tendências globais de mobilidade”. Em São José dos Pinhais também é produzido o Novo T‑Cross, SUV mais vendido do Brasil em 2025, com 76.427 unidades emplacadas até 13 de novembro.