A Volkswagen pode cancelar o Golf 9 devido aos custos e isso deverá abreviar a vida do hatch mais vendido da história, já que o produto ficaria em desvantagem diante da eletrificação.
Thomas Schäfer, afirmou recentemente que a Volkswagen ainda não tomou a decisão de lançar a nona geração do Golf por conta dos custos crescentes com a eletrificação.
O motivo é que os carros a combustão estão ficando cada vez mais caros de produzir na Europa, devido às regras mais rígidas para emissão de poluentes.
Isso obriga os fabricantes a aplicar mais tecnologias para mitigar essas emissões e manter esses carros em produção, ainda mais com os elétricos e híbridos sendo promovidos localmente.
Schäfer diz que o Euro 7 tornará os carros a combustão ainda mais caros e que o aumento médio de preços deverá ficar entre € 3.000 e € 5.000.
Outro ponto apontado pelo chefe da VW é que o Golf 9 não poderá viver seus 7 ou 8 anos de vida comercial na Europa devido à proibição de venda de carros a gasolina e diesel em 2035.
Como se sabe, o Golf 8 deverá passar por uma reestilização entre 2023 e 2024, ficando até meados de 2027 ou 2028 no mercado, para então surgir a próxima geração.
O que poderia acontecer com o Golf seria uma extensão de vida com versões essencialmente híbridas em seus últimos anos para pelo menos alcançar 2030, quando alguns países da Europa impedirão sua venda.
Dessa forma, o caminho para o ID.3 assumir o volume de vendas do Golf estará completamente aberto, ainda que se espera que o ID.4 seja o campeão de emplacamentos da VW na Europa.
Sem a Europa, o Golf não deve seguir sozinho na China, ainda porque as vendas de hatches médios lá não são assim tão grandes e finalmente um dos icônicos modelos da VW, descansará em paz, assim como o Passat europeu, recentemente.
[Fonte: Welt]