A Volkswagen prepara US$ 1 bilhão para ressuscitar o clássico americano International Scout, um veículo 4×4 que era rival do Ford Bronco e Jeep Wagoneer, por exemplo.
Segundo o Wall Street Journal, o conselho de administração da VW deve se reunir nesta quarta (11) para decidir se aprovará ou não o investimento para trazer de volta o off roader americano.
Com a VW tendo adquirido a International (antes Harvester) através da Traton, empresa que reúne os fabricantes de caminhões e ônibus do grupo alemão, os direitos sobre o Scout acabaram nas mãos da Volkswagen.
O objetivo da VW é fazer do Novo Scout um player para rivalizar com Jeep Wrangler, Ford Bronco, GMC Hummer e outros, convertendo-o em um utilitário 4×4 elétrico, provavelmente usando misto de monobloco e chassi de longarinas.
Com capacidade off road ampliada, o Scout de nova geração terá que usar muita tecnologia para vencer estes rivais, por isso, o investimento terá de ser bem alto.
Só não se sabe se a VW retornará com a marca International para o Novo Scout, podendo não dar muito certo porque significaria recriar totalmente a marca.
Já com a VW, marca que é mais conhecida, o Scout teria mais acesso ao mercado e com rede de revendas pronta, assim como poderia ser vendido em outros países.
Em novembro de 1960, a International Harvester lançou o Scout no mercado americano, entrando num segmento que não tinha tradição, uma vez que produzia somente caminhões e tratores.
O jipe da International Harvester é considerado um SUV e também foi oferecido numa versão picape com cabine simples e bom espaço na caçamba.
O Scout tinha tração 4×2 ou 4×4, tendo ainda uma versão conversível do modelo curto.
Com duas gerações, o International Harvester Scout teve motores de quatro, seis e oito cilindros, este último V8, além de transmissão manual ou automática.
A meta da VW é fazer 250.000 por ano a partir de 2026. Será que consegue?
[Fonte: WSJ]