ZF alcança um milhão de unidades do freio de estacionamento elétrico (EPB) fabricadas no Brasil

ZF atinge marca de 1 milhão de freios de estacionamento elétrico (EPB) produzidos no Brasil

A ZF atingiu a marca de um milhão de unidades produzidas do EPB – Electric Parking Brake em sua fábrica de Limeira (SP), menos de três anos após nacionalizar a produção do componente. A decisão faz parte da estratégia da empresa de fortalecer sua presença e competitividade no setor automotivo sul-americano, apostando na fabricação local de tecnologias avançadas.

Pioneira no desenvolvimento do EPB para o eixo traseiro, a ZF lidera o mercado global desse sistema, com mais de 250 milhões de unidades fabricadas mundialmente. O EPB substitui a tradicional alavanca de freio de estacionamento por um botão, automatizando a função e elevando os padrões de segurança, conforto e eficiência dos veículos. Além disso, a tecnologia contribui para a redução de emissões, alinhando-se às demandas ambientais das montadoras. Atualmente em sua sexta geração, o EPB da ZF incorpora alto nível de integração eletrônica e funcionalidades avançadas, representando a evolução de um sistema mecânico para uma solução inteligente.

O EPB da ZF está presente em SUVs, mas também equipa sedãs, hatchbacks e caminhões leves, mostrando sua versatilidade no mercado. “Produzir um milhão de unidades em tão pouco tempo comprova a assertividade da nossa estratégia e a eficiência operacional. Esse resultado é fruto do empenho das nossas equipes e da confiança dos clientes. Nosso time de engenharia e produção tem alta competência técnica e foi fundamental para esse marco. Estamos preparados para ampliar ainda mais a presença dessa tecnologia na região”, destaca Carlos Becker, Vice-Presidente de Soluções para Chassis da ZF América do Sul.

Reconhecido como o EPB mais compacto do mercado, o sistema da ZF oferece alta densidade de potência e integração inteligente com outros sistemas do veículo. Ele já vem preparado para funções como Hill Hold (assistente de partida em rampa) e Drive Away Assist, que agregam segurança e comodidade ao motorista. Totalmente automatizada, a solução pode ser customizada conforme as estratégias de segurança das montadoras e é considerada um passo importante rumo à condução autônoma.

A linha de produção em Limeira segue os conceitos da Indústria 4.0, com processos automatizados, digitalização, uso de robôs colaborativos (COBOTs) e sistemas de rastreabilidade e análise de dados em tempo real. Essa estrutura garante qualidade, eficiência e capacidade para atender ao crescimento da demanda. A produção em Limeira é integrada à unidade de Engenheiro Coelho (SP), responsável pela fundição e usinagem dos componentes.

Segundo dados da ANFAVEA, o Brasil tem registrado aumento na adoção de tecnologias embarcadas, impulsionado por programas governamentais e pela busca por veículos mais seguros, eficientes e sustentáveis. O cenário é favorável para soluções como o EPB da ZF, que atendem à crescente demanda por conforto, conectividade e segurança no setor automotivo.