Aquela sensação de liberdade ao pilotar uma moto é fantástica. Isso todo mundo concorda.
Mas, além de se sentir livre, leve e ao sabor do vento em cima de uma moto é importante atentar para os itens de segurança.
Pilotar moto na chuva requer alguns cuidados especiais. É preciso estar com o equipamento em dia, tanto da motocicleta quanto do motociclista que está no comando. Além, é claro, do carona que por ventura estiver junto nessa jornada.
Se ao pilotar a moto você valoriza, acima de tudo, sua segurança, não pode esquecer da capa de chuva Delta. O clima muda de uma hora para outra, mas não tem tempo ruim para quem está sempre bem equipado.
Aqui, reunimos algumas dicas simples para transformar seu ir e vir de moto em algo prazeroso e com maior segurança. Vamos a elas:
Dica 1: Equipamento apropriado
Use capas de chuva Delta e protetor de punho Delta para se manter seco e deixar o corpo sempre aquecido. Se molhar e sentir frio enquanto pilota uma moto na chuva pode causar distração, chamando a atenção para o incômodo e tirando a concentração e paciência que o trânsito exige, ainda mais em situações de maior dificuldade da pilotagem. Dê preferência para capas de chuva Delta com faixas e detalhes refletivos, como nas costas, laterais e punhos, por exemplo. Estes recursos aumentam a visibilidade do motoqueiro por outros veículos, ajudando a prevenir acidentes.
Dica 2: Pneus em bom estado
O pneu é o calçado da sua moto, ou seja: o ponto de contato de toda a estrutura da moto e do motociclista com o solo. Se o pneu estiver prejudicado, com rachadura ou careca, você está correndo extremo perigo ao pilotar. Pior ainda se você estiver pilotando sua moto em dia de chuva. Asfalto molhado e pneu careca é uma combinação que pode trazer sérias consequências para o motociclista. Como você não pode impedir que chova, faça o que está ao seu alcance. Revise periodicamente os pneus da sua moto e não saia com pneus carecas por nada desse mundo. Faça chuva ou faça sol. Sua vida vale muito para se colocar em riscos desnecessários.
Dica 3: Diminua a velocidade
Com a pista molhada, a visibilidade diminui e a capacidade de reação também. Por isso, além de usar a capa de chuva Delta ideal para pilotar sua moto e manter os pneus em dia é fundamental você praticar a direção defensiva. Atente para os sinais, tenha cuidado redobrado com os outros veículos e pedestres e diminua a velocidade para aumentar seu tempo de reação para qualquer imprevisto que possa acontecer. Praticando a direção defensiva você estará ajudando a melhorar a qualidade do trânsito e primando para a sua qualidade de vida e segurança também.
E aí, gostou das dicas para pilotar moto na chuva? Agora é só colocar em prática!
E se você tem alguma dica ou sugestão para este ou outro post do Blog Delta, manda pra gente. Vamos escrever juntos, aqui, os melhores capítulos de nossas pilotagens.