A Moto BMW Motorrad é a divisão de motocicletas da BMW Group e possui fábrica em Manaus-AM, sendo parte do complexo industrial da marca no país, que ainda consiste na planta de carros de Araquari-SC.
No portfólio atual da BMW Motorrad, a marca de luxo alemã tem 11 modelos, divididos por categorias, ainda que as linhas sejam bem definidas em seus produtos.
Adventure, Roadster, Sport e Tour são essas categorias, mas os produtos pertencem às séries G, F, R, S e K.
Destas, as mais antigas são as R e K, que remetem ao passado da BMW e possuem características que mantém o espírito da marca premium, tendo a famosa BMW R GS.
A série R tem motor boxer de dois cilindros em longitudinal com transmissão por cardã, suspensão Paralever com monobraço traseiro e balança triangular dianteira Duolever, além de grande pacote tecnológico.
Moto BMW – portfólio
Já a série K compreende as motos grandes e estradeiras com motor seis em linha, igualmente refrigerado a água, porém, ele é montado em transversal e não em longitudinal como no passado.
Ainda assim, manteve a transmissão com tração por eixo cardã e diferencial, além do típico monobraço e toda a tecnologia que a BMW poderia colocar em uma Gran Turismo.
A linha da Moto BMW é composta ainda da série G, sendo a de entrada, num projeto feito com a indiana TVS e que rendeu uma roadster naked e uma aventureira, a BMW G 310 GS.
Nos dois casos, motor monocilíndrico de 313 cm³ de refrigeração líquida e proposta esportiva.
Já a série F surgiu na Europa e teve a participação da austríaca Rotax no desenvolvimento do bicilíndrico de 850 cilindradas, gerando três modelos aqui.
Por fim, a série S com a BMW S 1000 RR, a superesportiva da marca alemã, feita para combater as motocicletas japonesas de mesma proposta.
Na Europa ainda existem outros modelos, como a clássica R18 em quatro versões, a R nineT em mais quatro opções, bem como as aventureiras F 900 XR e S 1000 XR.
Roadsters como F 900 R, R 125 R e S 1000 R se apresentam na Europa, assim como várias versões da K 1600 ou a superesportiva de pista M 1000 RR, por exemplo.
Scooters como a C 400 e a estilosa elétrica CE 04, cumprem o papel da mobilidade urbana para a BMW Motorrad.
Abaixo, estão os modelos da Moto BMW Motorrad no Brasil, com suas versões e preços:
Moto BMW – série G
A série G da Moto BMW é um projeto tocado em parceria com a indiana TVS com produção no país asiático, assim como também no Brasil.
Vendidas também na Europa, as duas modelos da série G atendem aos segmentos de roadsters e adventure da BMW, compartilhando entre si quadro, motor, suspensão, entre outros elementos.
O projeto bem-sucedido colocou a BMW numa faixa de preço que seria impossível com os demais modelos, levando o mercado premium mais próximo dos consumidores de entrada.
BMW G 310 R
A Moto BMW tem na naked street G 310 R seu principal expoente, com uso de motor monocilíndrico de quatro tempos com refrigeração líquida e dotado de injeção eletrônica.
Com 34 cavalos a 9.200 rpm e 2,9 kgfm a 7.500 rpm, tendo ainda com câmbio de seis marchas e transmissão por corrente e coroa.
A BMW G 310 R tem um layout bem esportivo, com suspensão dianteira invertida e tanque volumoso com aletas laterais aerodinâmicas.
Tendo discos ventilados nas duas rodas com ABS, a G 310 R tem uma ciclística esportiva, com quadro treliçado e com amortecedor traseiro destacado.
No mercado, a BMW G 310 R tem preço sugerido de R$ 34.990, sendo bem mais cara que as concorrentes street de marcas tradicionais.
BMW G 310 GS
Já a aventureira G 310 GS faz parte da família “GS” da Moto BMW e tendo suspensão elevada com rodas de liga leve estilosas, banco em dois níveis acentuados e carenagem com para-choque superior.
Ela é oferecida nas cores Branco Polar, Triple Black e Style Rallye, custando R$ 37.990 e com a mesma mecânica, o propulsor monocilíndrico de 313 cm³, projetado pela indiana TVS.
Adotando um visual distinto da G 310 R, a G 310 GS tem farol full LED e lanterna em LED.
Tal como na R, a GS tem tanque de 11 litros, o que lhe confere uma boa autonomia, além de desempenho adequado para sua proposta.
A G 310 GS é uma rival distante da Honda XRE 300, tanto em preço quanto em performance, mas estando no mesmo segmento.
Moto BMW – série F
A série F da Moto BMW é composta por três modelos da família GS, sendo elas aventureiras, mas com uma focada no segmento crossover.
Desenvolvida pela BMW em parceria com a Rotax (motor), a série F tem um propulsor de dois cilindros com refrigeração líquida e 853 cm³, tendo 77 cavalos a 7.500 rpm e 8,3 kgfm a 6.000 rpm.
Com câmbio de seis marchas, a BMW F GS tem pequenas diferenças no trio, não sendo necessariamente apenas grafismos e cores.
BMW F 750 GS
Esta é a única Moto BMW com cilindrada não correspondente com a designação comercial. A BMW F 750 GS tem em realidade 853 cm³, sendo o motor de dois cilindros mencionado acima.
Com injeção eletrônica e duplo comando de válvulas no cabeçote, tendo quatro válvulas por cilindro, com os mesmos 77 cavalos já citados.
A F 750 GS tem como diferencial a roda dianteira aro 19 polegadas e 17 polegadas atrás, tendo ainda freios a disco duplo dianteiro com ABS e outro traseiro com ABS.
O para-brisa é escurecido e reduzido, bem como suspensão dianteira com bengalas convencionais.
Com preço sugerido de R$ 65.900, a BMW F 750 GS tem uma proposta aventureira nas cores Triple Black e Branco.
BMW F 850 GS
Já a F 850 GS é uma Moto BMW irmã da F 750 GS, tendo como diferencial a roda dianteira aro 21 polegadas com roda raiada, assim como suspensão dianteira invertida.
Com carenagem tendo para-brisa elevado, ela também tem roda traseira raiada com aro 17 polegadas, tendo ainda tanque de 15 litros.
Seu motor bicilíndrico tem uma programação diferenciada com 80 cavalos a 6.250 rpm e 9,0 kgfm a 6.250 rpm, além de seis marchas.
Chama atenção que potência e torque ocorrem na mesma rotação, conforme indicado pela própria BMW Motorrad.
Oferecida nas mesmas cores da F 750 GS, a F 850 GS tem ainda protetor de manopla, cluster digital em tela plana, freios Brembo e pneus de uso misto, custando R$ 69.900.
BMW F 850 GS Adventure
A Moto BMW F 850 GS Adventure tem um visual mais elaborado e focado em longas viagens. Com grafismos e cores diferenciadas, no caso Rally com tom em tungstênio e preto (Triple Black).
Com suspensão dianteira invertida com bengalas douradas e carenagens laterais prateadas mais longas, com a base do motor tendo protetor metálico.
Para longas viagens, a F 850 GS Adventure difere ainda por ter tanque de 23 litros no lugar de 15 litros da F 850 GS, bem como dispõe de quadro com suportes para malas e bauleto.
Por ser projetada para longas viagens no asfalto, os pneus são próprios para vias pavimentadas, enquanto a suspensão tem amortecedor traseiro da ZF com ajustes de carga.
Custando R$ 79.900, a BMW F 850 GS Adventure tem diversos ajustes para pilotos de estaturas diferentes, ampliando assim o conforto para atravessar grandes distâncias.
Moto BMW – série R
A série R é bem clássica na Moto BMW e se caracteriza pelo motor boxer de dois cilindros, sendo atualmente refrigerado a água, mas que é originalmente refrigerado a ar.
No Brasil, a BMW R tem três modelos que atuam como aventureiras e turismo, todas com a clássica configuração Duolever e Paralever.
Além disso, a R é marcada por tração com eixo cardã e diferencial traseiro, bem como suspensão traseira monobraço.
BMW R 1250 GS
A Moto BMW R 1250 GS é uma aventureira no estilo big trail e com fama de ser uma das maiores do mercado e muito conhecida no país.
Apelidada de “Paris-Dakar” por conta do modelo antigo, que participou do famoso rali. Enorme, a R 1250 GS tem suspensão triangular com amortecedor central na frente.
Na traseira, a suspensão traseira monobraço com cardã, tem curso elevado, mas a R 1250 GS tem amortecedores adaptativos e modos de condução.
A R 1250 GS tem pneus para estrada e rodas de liga leve, tendo cores Branco e Triple Black, mas na pintura Rallye as rodas são raiadas.
Já a R 1250 GS Edição Especial tem pintura verde, amarela e branca, com rodas raiadas, malas laterais e faróis de neblina. Custa R$ 109.500.
BMW R 1250 GS Adventure
Já a R 1250 GS Adventure é a versão feita para longas viagens e difere da Moto BMW R 1250 GS por ter como opcionais malas laterais, faróis adaptativo em LED, lanterna em LED e piscas em LED.
Ela possui ainda carenagens modificadas com entradas de ar adicionais, bem como protetores de aço para laterais e motor.
Seu motor tem 136 cavalos a 7.750 rpm e 14,5 kgfm a 6.250 rpm, tem transmissão de seis marchas e controle de tração com níveis de intensidade.
Com ajustes automáticos de suspensão, tração e outros parâmetros, a R 1250 GS tem ainda bancos ajustáveis, assim como pedaleiras, guidão, entre outros.
Custando R$ 124.500, a BMW R 1250 GS Adventure tem ainda um pacote de personalização chamado Option 719.
BMW R 1250 RT
Estilosa, a Moto BMW R 1250 RT é uma gran turismo clássica, que alia estilo e performance, com sua carenagem envolvente e malas laterais aerodinâmicas.
Disponível nas cores Branco Alpine e Azul Planet, a R 1250 RT tem bancos ajustáveis, suporte para bauleto, além de tanque de 25 litros, garantindo autonomia muito boa.
Pesando 226 kg, a R 1250 RT tem cluster análogo-digital bem largo, banco de couro personalizado no pacote 719, ajustes de pedais e manetes, bem como para-brisa regulável.
A suspensão traseira Paralever e a dianteira Duolever tem ajustes automáticos e curso menor para uma condução melhor na estrada.
Custando R$ 203.900, a BMW R 1250 RT é uma moto de turismo elegante e confortável para viagens longas.
Moto BMW – série S
A Moto BMW da série S é a linha de superesportivas da marca alemã que usam tecnologias mais próximas de rivais japonesas, a S 1000 RR é a versão mais próxima de pista.
Trata-se de uma opção que só está abaixo da M 1000 RR, sendo uma versão de competição autorizada para pistas e não vendida no Brasil.
BMW S 1000 RR
Com motor quatro cilindros em linha com preparação, a Moto BMW S 1000 RR alcança 207 cavalos a 13.500 rpm e 11,5 kgfm a 11.000 rpm.
Tendo seis marchas e tração com corrente e coroa, bem como suspensão adaptativa e controle de tração com níveis de atuação.
A S 1000 RR tem quatro modos de condução, mais o modo Pro com três níveis de pista, tendo até controle de freio em curva. Seu preço é de R$ 120.500.
Moto BMW – série K
A série K da Moto BMW tem dois modelos no Brasil, sendo eles da K 1600, que também é um dos produtos mais antigos da marca, que se iniciou como K 75 e K 100.
Originalmente os motores tinham três ou quatro cilindros em longitudinal, com tração por eixo cardã, mas atualmente a K 1600 tem um seis em linha com 1.600 cilindradas.
Maior e mais sofisticada moto da BMW, a K 1600 é uma gran turismo de alto desempenho e preços de carros de luxo.
BMW K 1600 B
A Moto BMW K 1600 B é uma versão da série K com perfil estradeiro, mas focada em viagens curtas e com alto desempenho.
Totalmente carenada, a K 1600 B tem um visual bem aerodinâmico e com malas incorporadas ao desenho da motocicleta, com lanternas em LED integradas aos baús.
Com dois silenciosos enormes e cromados, tendo dois bancos em couro bem largos e ajustáveis.
Muito sofisticada, a K 1600 B tem um propulsor de seis cilindros com 1.649 cm³, entregando 160 cavalos a 7.750 rpm e 17,8 kgfm a 5.250 rpm.
Ela tem seis marchas e até marcha ré elétrica, facilitando então as manobras dado o grande preso. O valor é de R$ 306.500.
BMW K 1600 GTL
Por fim, a Moto BMW mais cara é a K 1600 GTL é uma gran turismo de longo alcance com baú traseiro incorporando encosto duplo para o garupa.
Tendo suspensão adaptativa, marcha ré e modos de condução, além de ajustes elétricos para quase todas as partes móveis da K 1600 GTL.
Com seis marchas e embreagem com mudança de marchas sem trocas, além de faróis de xénon e aquecimento em manoplas e assento.
Custando R$ 309.500, a BMW K 1600 GTL é uma super estradeira com toda tecnologia possível para grandes viagens.