“O Brasil segue uma tendência mundial de crescimento acelerado e contínuo nos últimos anos na participação de mercado dos veículos eletrificados”, diz o diretor da BYD, Henrique Antunes, em relação às oportunidades para expansão da marca
A chinesa BYD inaugurou a sua primeira concessionária no Brasil, na avenida Europa, em São Paulo, pela Eurobike. O foco é terminar este ano com 45 concessionárias no País. Para o desenvolvimento da rede e na construção das concessionárias, a sua parceira é a VC ONE, referência na implementação de lojas de alto padrão aqui e no exterior.
“Todas as 45 concessionárias terão o mesmo padrão. A primeira delas tem como atrativo estar no coração do automóvel de luxo em São Paulo. É uma loja moderna e premium, com espaço para cowork e um café para atender os clientes de maneira diferenciada”, afirma o fundador da VC One, Brenno Cavinato.
Diretor de Vendas de carros e caminhões elétricos da BYD, Henrique Antunes, conta que o objetivo para este ano é ter um share de 3% dentro dos segmentos de atuação, em cada uma das regiões atendidas pela rede de concessionárias. Sobre os planos de expansão, diz ele, “este é um assunto extremamente importante e que temos tido bastante sucesso, primeiro, com a seleção dos parceiros, os maiores grupos do segmento premium foram nomeados e estão em fase acelerada de obras”.
Rede
Antunes informa que o objetivo é terminar 2022 com 45 concessionárias, nas principais capitais e grandes mercados. “O que nos daria uma cobertura nacional de quase 65% (considerando a área operacional de cada concessionária), já para 2023 o plano é ainda mais audacioso, com 100 concessionárias distribuídas no País. Além de uma rede robusta, nossa gama de veículos será 100% eletrificada e ampla, são veículos que oferecem tecnologias inovadoras e extremamente competitivos”.
Oportunidades no Brasil
Questionado sobre as principais oportunidades no Brasil para a expansão da marca, Antunes cita várias delas, como o tamanho do mercado. “O Brasil é um dos maiores mercados para consumo de veículos, há oportunidades de expansão dos pontos de recarga no país, o Brasil segue uma tendência mundial de crescimento acelerado e contínuo nos últimos anos na participação de mercado dos veículos eletrificados”.
Ele acrescenta que o consumidor brasileiro está cada vez mais exigente quanto aos aspectos tecnológicos dos veículos e que há um preocupação maior do consumidor com as causas ambientais. “E também, a excelente receptividade por parte da imprensa automotiva aos nossos produtos”, destaca.
Diferenciais
Sobre os principais diferenciais dos veículos da BYD, o executivo pontua:
– Bateria Blade: “desenvolvida pelo Centro de Pesquisas da BYD, a bateria blade é reconhecida mundialmente como a mais segura do mercado, sendo aprovada no rigoroso teste de perfuração com prego, além de proporcionar alta densidade energética”.
– DM-i, tecnologia inovadora de híbridos plug-in: “conta com motor a combustão de melhor eficiência térmica do mundo (43%) e um sistema inteligente que analisa a situação de cada tipo de condução priorizando a máxima eficiência no consumo de energia”.
– Qualidade de design, construção e acabamento: “uma equipe brilhante de renomados designers como Wolfgang Egger e Michelle Paganetti”.
– Capacidade produtiva: “conta com inúmeras plantas de produção, somente no ano passado produziu mais de 1,2 milhão de veículos”.
– Solução completa: “diferente das montadoras tradicionais, a BYD é uma empresa de tecnologia e oferece soluções completas como módulos fotovoltaicos, sistemas de armazenamento de energia, equipamentos de movimentação logística, monotrilhos, veículos elétricos comerciais leves e pesados”.
Em números
Somente no mês de março, a BYD vendeu 104,3 mil veículos, incluindo carros e comerciais. O volume foi 160,9% superior em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em um ano, a receita da empresa cresceu mais de 50%, totalizando US$ 33 bilhões.