Adequações na pandemia impulsionam Maiores e Melhores Regional –

Em 28 de julho deste ano, cinco distribuidores de autopeças do aftermarket automotivo brasileiro sagraram-se os primeiros vencedores da história na pesquisa Maiores e Melhores em sua versão regional.

Com metodologia elaborada pela Ipsos e aprimorada pelo after.lab, núcleo de pesquisa e inteligência de negócios da Novomeio Hub de Mídia, o levantamento entrevistou mais de 1.400 varejistas de todo Brasil, convidando-os a avaliar o desempenho empresarial de seus fornecedores a partir de 21 atributos que compõem sete grupos de análise.

PRODUTO: Qualidade das marcas, Variedade das Marcas e Disponibilidade.
COMERCIAL: Atendimento, Entrega e Equipe de Vendas.
RELACIONAMENTO: Apoio técnico, Garantia e Suporte Promocional.
IMAGEM: Inovação, Evolução e Admiração.
IMPORTÂNCIA: Frequência de Compra, Parceria e Confiança.
PRESENÇA: Competência, Comunicação e Compromisso.
RESPEITO: Legalidade, Ética e Transparência.

Para determinar os distribuidores que seriam submetidos ao crivo dos varejistas de cada região, o after.lab se utilizou dos dados da pesquisa nacional Maiores e Melhores 2021 e apurou como finalistas os melhores distribuidores regionais colocados no Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Definidas as empresas participantes, as pesquisas foram realizadas por telefone e, etapa seguinte, habilitaram-se aos prêmios aqueles distribuidores que tiveram pelo menos 25% de citação pelos varejos de autopeças.

Vencedores

A ordem da classificação final obedeceu aos mesmos critérios da pesquisa nacional, ou seja, as melhores notas médias obtidas pelas empresas na soma das notas de todos os 21 quesitos avaliados pelos varejistas.

Ao fim da apuração, as vencedoras foram MELO (Norte), AUTOFORT (Nordeste), COMANDO (Centro-Oeste), G&B (Sudeste) e EMBREPAR (Sul). Muitos pontos em comum uniram os cinco vencedores. Entre eles, é claro, se destacou a capacidade de cada um em reconhecer as singularidades do mercado em suas regiões, bem como detalhes sutis sobre a forma como os varejistas destas localidades preferem ser atendido.

Diferenças regionais começam pelo tamanho da frota

A atividade do setor de manutenção de automóveis está diretamente ligada a diferentes fatores, tais como poder de compra do consumidor, idade da
frota e até mesmo a legislação que incide sobre o estado em questão. Entre todos, porém, o tamanho da frota circulante é aquele que oferece um
panorama mais geral sobre o ‘material’ com o qual os empresários do setor trabalham ao longo de todo ano.

As características da frota, aliás, são ainda mais importantes na gestão da empresa regional, pois o grande distribuidor nacional está dimensionado
para atender as demandas da somatória de todos os perfis distribuídos pelo Brasil.

Veja como se dividem, em quantidade por região, os veículos que circulam pelo país:

Norte 1.830.798
Nordeste 6.336.879
Centro-Oeste 4.085.413
Sudeste 23.504.766
Sul 9.331.163

Para além deste tino fundamental em reconhecer as singularidades de seus públicos-alvo, porém, se destacou a capacidade que todos os distribuidores regionais vencedores tiveram em atender uma necessidade universal do tempo em que vivemos: a modernização em meio aos percalços da pandemia da covid-19.

Questionados sobre as soluções criadas para se manterem importantes durante este contexto de transformação, players como a G&B e a Autofort
destacaram o fato de terem realizado investimentos determinantes no campo da tecnologia para realização de vendas remotas B2B e sem pausa no horário comercial.

Eficientes sob o ponto de vista prático, estes investimentos mostraram excelente alinhamento estratégico destas empresas com o cenário macro brasileiro. Isto porque de acordo com pesquisas como a realizada pela Mastercard ao final de 2021, as vendas na modalidade remota cresceram 75% entre os anos de 2020 e 2021, atingindo uma representatividade de 11% do faturamento total do varejo. “Buscamos soluções para que o lojista pudesse fazer suas compras 24 horas por dia com a entrega mais rápida do mercado para que nenhuma loja ficasse desabastecida. Toda a nossa equipe se desdobrou para fazer o possível para que atravessássemos esse momento da melhor forma possível”, afirmou Antônio Carlos Beiram, CEO da G&B.

Estes e outros insights estiveram presentes em nossa roda de conversa com os diretores das empresas premiadas. E estas valiosas referências serão agora divididas com você, leitor. Confira a seguir como cada gestor avaliou o reconhecimento dos varejistas na principal pesquisa voltada ao elo da distribuição automotiva e veja também como todos eles se adaptaram às dificuldades da pandemia da covid-19. São receitas de sucesso.

Depoimentos

Sudeste | Vencedor G&B | Nota média 8,70

“Somos extremamente gratos pela premiação! Como boa parte das empresas brasileiras, sofremos com os impactos que a pandemia nos trouxe, mas jamais deixamos de agir. Sentimos nossa responsabilidade com o mercado e acima de tudo, com as pessoas. Foram anos de muito trabalho, dedicação, inovação e, principalmente, respeito. Respeito ao varejista.

Receber esse reconhecimento é um presente para toda a nossa equipe e nos motiva a seguir com ainda mais garra! Sentimos juntos as dificuldades e hoje sentimos o reconhecimento pelo nosso trabalho. Neste período, buscamos estar ainda mais perto de nossos clientes e das fábricas, entendendo as dores de cada um e fazendo o possível para que todos passássemos por esse desafio juntos e mais fortes. Nosso principal investimento foi em tecnologia, principalmente no nosso e-commerce B2B.

Buscamos soluções para que o lojista pudesse fazer suas compras 24 horas por dia com a entrega mais rápida do mercado para que nenhuma loja ficasse desabastecida. Toda a nossa equipe se desdobrou para fazer o possível para que atravessássemos esse momento da melhor forma possível.

Além disso, de lá para cá, os varejistas passaram a precisar de prazos maiores, atendimento mais eficiente e entregas ainda mais velozes. Com as novidades e facilidades implantadas durante esse período, o volume aumentou. Estamos preparados para atender o lojista presencialmente, por telefone ou e-commerce, segundo a preferência de cada um.”

— Antônio Carlos Beiram, CEO

Nordeste | Vencedor AUTOFORT | Nota média 8,75

“O prêmio representa todo nosso esforço, dedicação e empenho para dar as melhores opções para nossos clientes. É o reconhecimento do mercado que nos mostra que estamos no caminho certo e nos motiva para continuar buscando o melhor.

Durante a pandemia tivemos que investir mais em tecnologia e treinar ainda melhor nossos colaboradores. Estes momentos de grande adversidade nos desafiam a usar mais a criatividade para sobreviver e o Maiores e Melhores nos mostrou que respondemos bem a esta demanda.

Vale destacar que o mercado como um todo teve que se reinventar nesse período a partir do aumento de vendas em meios digitais, aumento de entregas via delivery e etc. Esse mundo novo fez com que o nosso negócio tivesse que sair da ‘zona de conforto’ e aprender novas formas de negociar e atender. Agora estamos vivendo uma nova realidade, sabendo que ela deve continuar.”

— Cesar Garcia, diretor

Norte | Vencedor MELO | Nota média 8,60

“Vencer o Maiores e Melhores regional foi um reconhecimento do trabalho de todos nós da empresa. Fizemos diversos ajustes durante a pandemia da covid-19 para superar as dificuldades, a começar pela adequação às medidas sanitárias, colocando mais pessoas na rua, na parte de fora, para evitar aglomerações na porta da nossa empresa.

Foi uma loucura, mas usamos a criatividade para superar, já que a situação se arrastou por bastante tempo aqui na nossa região em termos da necessidade de distanciamento etc. Sempre digo que todas as adaptações, independentemente de quais são, servem ao nosso propósito maior, que é entregar excelência no atendimento ao cliente. Acho que é isso que nos permitiu estar em 1º lugar na pesquisa!”

— Karla Ferreira, diretora

Sul | Vencedor EMBREPAR | Nota média 8,64

“Estamos muito gratos por sermos reconhecidos pelos varejistas de autopeças como o melhor distribuidor de autopeças da nossa região. Aproveitamos este momento para reafirmar nossa missão de priorizar a qualidade e a eficiência no atendimento ao cliente e o trabalho em equipe.

Durante a pandemia investimos forte em tecnologia, apostando na “SKY PEÇAS”, um sistema prático e eficiente para consulta de produtos e estoque. O sistema “SKY PEÇAS” foi desenvolvido justamente para facilitar o dia a dia do cliente, podendo ser acessado pela web ou app mobile – algo que mantivemos até hoje.”

— Comunicado oficial da Embrepar

Centro-oeste | Vencedor COMANDO | Nota média 8,39

“Buscamos ser reconhecidos pelo mercado por três quesitos: atender a 100% da lista de compras, produtos com a qualidade / marcas desejadas e preços competitivos. Assim, este prêmio nos mostra que estamos no caminho certo, que o mercado nos enxerga da forma que gostaríamos e nos aponta também pontos a serem corrigidos.

Durante a pandemia, percebemos a necessidade de reforçarmos os estoques para atender os três pilares, principalmente no quesito disponibilidade. Todos sabemos que faltou muito produto na retomada do mercado e abastecer estoques com fluxo de caixa prejudicado pelo lockdown não foi uma tarefa fácil para ninguém. Também precisamos nos adaptar colocando parte da equipe no sistema de home office para cuidar dos colaboradores mais vulneráveis.

Com toda esta necessidade de adaptação, percebemos que todos saímos da zona de conforto, os varejistas e reparadores precisaram abrir mão de preferências de marcas e distribuidores para conseguir colocar o carro do cliente, peça principal do nosso negócio, para rodar. Foram tempos difíceis, mas são justamente em tempos difíceis que aparecem as maiores oportunidades.”

— Paulo Roberto, Gestão de Negócios