Alinhamento e balanceamento: diferença, quando fazer

Você está na rodovia e sente o volante puxar para um dos lados. Não bastasse isso, após atingir certa velocidade, a direção incomodamente vibra. O que fazer? É hora de efetuar alinhamento e balanceamento.

Esses dois serviços são de suma importância para manter o carro em boas condições de rodagem e segurança, assim como de evitar gastos desnecessários que poderiam ser evitados com manutenção preventiva.

Como um dos maiores gastos será com pneus, caso não se faça os serviços descritos com periodicidade, é preferível gastar bem menos para manter o carro alinhamento e balanceado.

Os benefícios vão muito além dos custos, influenciando especialmente no conforto ao dirigir, assim como na fadiga ao volante em viagens longas.

Por isso, dos serviços mais comuns no ramo automotivo, alinhamento e balanceamento são os mais procurados e também os mais acessíveis, praticamente tendo centros especializados em quase qualquer lugar.

Alinhamento e balanceamento – o que são?

Qual a diferença alinhamento e balanceamento?

Alinhamento e balanceamento são dois serviços que cuidam diretamente do material rodante e sistemas que o sustentam, incluindo aí rodas e direção basicamente.

O alinhamento trata, como o nome diz, de manter o veículo em linha reta durante a condução, sem que a direção penda para um dos lados.

Trata-se de um serviço que garante que o correto ajuste da direção para evitar desgaste dos pneus dianteiros.

Já o balanceamento é o equilíbrio de giro do pneu na roda durante a condução e também é importante para evitar desgaste no pneu.

Os dois serviços devem ser feitos em conjunto e assim garantir o bom funcionamento do veículo durante a condução.

Alinhamento e balanceamento – importância

Por que acontece?

No caso do alinhamento e balanceamento, o que é feito primeiro é o segundo, quando se realiza os dois serviços.

O material empregado no pneu, a borracha, está em quantidade abundante e não é centrado, tendo variação natural de peso após sua construção.

Já a roda, tanto de liga leve quanto de aço, possui forma circular perfeita, pois, foram usinadas em máquinas de precisão e por isso, mesmo sem o pneu, devem girar perfeitamente.

Contudo, quando o pneu é montado na roda, por mais que o encaixe pareça bom, nunca ficarão perfeitamente balanceados, sendo assim necessário ajustar o pneu à roda por meio do balanceamento.

Independente de ter câmara ou não (tubeless), o pneu não sofrerá nenhuma intervenção após a montagem e sim a roda, por meio de contrapesos de chumbo, colados na banda de rodagem.

Ou seja, a perfeição da roda terá de ser alterada pela imperfeição do pneu, que não necessariamente é um defeito de fábrica, mas de sua própria forma elástica.

Além disso, impactos da roda durante a condução, desgaste irregular do pneu ou sobrecarga no veículo, também obrigarão ao balanceamento.

Já o alinhamento, por melhor que tenha sido feito na fábrica, não durará muito em condições de rodagem, uma vez que o conjunto rodante sofrerá com as imperfeições da via, assim como ações do próprio condutor.

Tal como mencionado acima, buracos, sobrecarga, batidas em meio-fio e outras situações que afetam o conjunto de suspensão, ligado diretamente ao sistema de direção.

Dessa forma, após calibração correta e balanceamento, o alinhamento entra para corrigir a direção e assim evitar desgastes irregulares e prematuros dos pneus, conferindo maior conforto e segurança ao volante.

Como sei que há problemas?

No caso do alinhamento e balanceamento, procure uma via tranquila onde se possa acelerar até 20 km/h. Então, tira rapidamente as mãos do volante e verifique se o carro está puxando para um dos lados.

Para não ter dúvidas, busque centrar o carro na via em questão, onde não sofrerá a influência da inclinação da via e novamente observe se o volante pender para um dos lados.

Isso já mostra que o carro precisa de alinhamento, evitando assim ter que observar os pneus com desgastes irregulares, o que acontece quando o serviço não é realizado e a direção já está comprometida há muito tempo.

Já em relação ao balanceamento, a trepidação ao volante é o principal sintoma de que a roda está desbalanceada e isso gera inicialmente um enorme desconforto.

Não é necessário tirar as mãos do volante, pelo contrário, elas são fundamentais para se verificar o problema e que se intensifica conforme a velocidade aumenta.

Em determinado ponto, a vibração ficará tão forte que manter a direção em linha reta será um problema e haverá risco à segurança da condução.

Isso não afetará apenas o conforto e a dirigibilidade, mas também componentes como buchas, pivôs, molas e amortecedores, como se o veículo estivesse sempre rodando em uma estrada esburacada indefinidamente.

Dessa forma, esses componentes também precisarão ser verificados antes do balanceamento e do alinhamento, feito posteriormente.

Então, mesmo que não haja puxadas no volante ou vibrações no mesmo, é importante realizar os dois serviços regularmente.

Para se evitar, o ideal – antes de qualquer coisa – é imprescindível manter a calibração dos pneus em dia.

Calibração em dia

Para manter o veículo em dia com alinhamento e balanceamento regulares, ampliando a vida útil dos pneus e da suspensão, é necessário manter a calibração da pressão dos pneus em dia.

A calibração deve ser feita semanalmente, mas também não é uma regra. O motivo é que a pressão dos pneus varia de acordo com o uso.

Segundo o modelo e a versão do carro, devido ao tamanho do pneu, a calibração varia e isso é indicado num adesivo geralmente fixado na coluna B, junto à porta e na parte interna da carroceria.

Indicada em libras, a pressão é indicada para o carro vazio ou carregado, mas alguns modelos indicam até o número de pessoas a bordo do carro, com pressão diferenciada em cada caso.

Então, é importante ajustar a pressão de acordo com o uso e também existem condições de uso urbano ou rodoviário, que também podem ser indicados de fábrica.

No caso, de uso em rodovia, o ideal é fazer a calibração a cada 3 ou 4 dias, com uso urbano em uma semana.

Afetando a dirigibilidade, o conforto e a segurança, a calibração também garante a durabilidade do pneu, assim como ajuda a preservar o balanceamento da roda.

Outro ponto é que a calibragem correta ajuda a economizar combustível, mas a não calibração aumenta em 0,3% o consumo, enquanto o pneu perde 1 libra por mês, independente de estarem em condições de uso.

Já o estepe, que precisa ser balanceado também, tem que ser calibrado mensalmente com 5 libras acima da média dos demais.

No caso da calibragem excessiva, o que muitos motoristas praticam, o conforto fica prejudicado com um rodar mais “duro” e prejuízo na estabilidade, com pneus inclusive cantando em curvas que não deveriam.

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Alinhamento e balanceamento – detalhes

Alinhamento e balanceamento – mantenha a direção

Após o equilíbrio da roda, o alinhamento e o balanceamento é o serviço a ser feito a seguir, com outra máquina específica para realizar a tarefa.

O serviço consiste em colocar o carro sobre uma plataforma com apoios ajustáveis sob as rodas dianteiras, que recebem armações com sensores ou emissores laser.

Os mesmos equipamentos são colocados nas rodas traseiras para fazer a comunicação e assim o software com o banco de dados da marca e modelo poderá ler.

Com as barras dos pivôs de direção soltos, o profissional ajusta a posição da roda manualmente, orientando-se pelo laser ou pelo monitor do software.

Após os ajustes correto, o computador irá indicar o perfeito alinhamento e bastará apenas reapertar as porcas da barra de direção.

O mesmo funciona com o apontamento do laser para os parâmetros indicados num quadro com espelhos.

Contudo, o alinhamento também indica se o ângulo de camber da roda esteja na posição correta, mas caso contrário, o profissional irá recomendar a cambagem, um serviço para colocar a roda na posição vertical correta.

Esse serviço é feito separadamente e necessitará novamente de alinhamento.

Além disso, sempre que tiver de realizar alinhamento e balanceamento é importante fazer uma avaliação da suspensão, com verificação de buchas, pivôs e bandejas, os principais afetados em caso de defeito na  suspensão.

Caso estejam ruins, é importante primeiro fazer as substituições, incluindo se necessário, os amortecedores e/ou batentes das torres.

Alinhamento e balanceamento – evite vibração

O alinhamento e balanceamento é feito por meio de equipamentos apropriados para fazer o equilíbrio dinâmico e estático do pneu montado na roda.

O serviço é feito com a retirada do pneu, que então é calibrado corretamente e colocado na máquina específica para fazer o balanço dinâmico, girando a roda em uma determinada rotação.

Dependendo do modelo do equipamento de balanceamento, o serviço será feito por meio de equilíbrio dinâmico com indicador de posição e tipo de contrapeso para balanceamento.

Em máquinas mais modernas, a indicação da posição dos pesos de chumbo aderentes são apontados por um laser.

Nas rodas de liga leve, os pesos colados possuem posições diferentes na superfície interna do aro, não sendo exatamente nas extremidades.

Já as rodas de aço geralmente possuem pesos fixados nas bordas do aro, com garras metálicas que fixam o material estabilizante entre roda e pneu.

Após a detecção do local que precisa ser balanceado, o profissional parará a máquina e, no equilíbrio estático, rodará o pneu até a posição indicada por laser ou display digital.

A roda será verificada várias vezes até que todos os pontos para equilíbrio sejam preenchidos com os pesos, indicados por peso em cada um dos pontos apontados.

O balanceamento garante que a roda estará completamente girando sem vibração e então será montada em cada posição no veículo.

Balanceamento local

Alguns profissionais realizam o alinhamento e balanceamento dinâmico no próprio veículo, sendo uma prática antiga, mas que ainda é realizada em alguns lugares.

Nesse caso, o serviço é conhecido balanceamento local sendo feito com uma máquina que gira a roda numa velocidade em torno de 80 km/h e que utiliza uma luz estroboscópica para marcar o lugar onde é preciso adicionar o chumbo.

O serviço é feito com um macaco-jacaré que mantém o carro apoiado e com um dispositivo chamado de “preguiça” presa na base da suspensão onde fica o amortecedor e ela possui um sensor.

Este envia um sinal para a máquina, que possui um tambor que gira a roda entre 60 km/h e 80 km/h, acionando uma luz estroboscópica que aponta através de um marcador, onde é preciso trocar ou adiciona chumbo no aro.

O serviço ainda é envolto em mistério, com muitos profissionais não aceitando filmar ou dar detalhes de como realmente funciona, mas o objetivo não é somente balancear a roda e sim ela com o conjunto de suspensão.

Trata-se de um serviço realmente raro e feito em poucos lugares, mas quem já experimentou, diz que o balanceamento local é melhor que o feito externamente ao veículo.

Alinhamento e balanceamento: quando fazer

Quando é necessário fazer alinhamento e balanceamento?

Alinhamento e balanceamento são geralmente recomendados a cada revisão do veículo, ou seja, a cada 10.000 km.

Eles podem ser feitos nas concessionárias, com a revisão do carro, ou então em centros automotivos, via de regra mais baratos.

Mesmo que o carro não apresente vibração ao volante ou desvio de direção, é importante fazer os dois serviços, que se complementam.

Outro momento em que se deve fazer alinhamento e balanceamento é na troca de pneus, quando geralmente as lojas oferecem a montagem dos pneus com os dois serviços incluídos.

Quando se fizer o rodízio de pneus, geralmente a cada 5.000 km, também é recomendado fazer, uma vez que a mudança de posição das rodas motrizes pode provocar uma variação ao rodar.

Existe a recomendação de se fazer alinhamento e balanceamento quando reparar o pneu ou a câmara de ar, se ainda houver.

Outra recomendação para fazer os dois serviços é quando a roda atinge um buraco na via ou algum obstáculo, especialmente quando o ruído do impacto parece ser muito alto.

Isso pode empenar a roda e desbalanceá-la, exigindo novamente seu balanceamento e, como a roda precisa ser retirada geralmente, então, é necessário novo alinhamento.

Além da vibração ao volante e da direção puxando para um dos lados, outro indício de que é o momento de fazer alinhamento e balanceamento é o desgaste irregular dos pneus.

Apesar de que possa ocorrer por um defeito de fábrica, pneu desgastando desigualmente é sinal claro de que é preciso fazer os dois serviços.

Alinhamento e balanceamento valor médio

Qual valor do alinhamento e balanceamento?

Os serviços de alinhamento e balanceamento não possuem um custo elevado por serem simples de realizar, ainda que seja necessário equipamentos específicos para sua execução.

Via de regra os preços variam entre R$ 80,00 e R$ 250,00 para as quatro rodas, o que pode aumentar se incluir o estepe no serviço.

O valor individual também depende do tamanho e do tipo de pneu, custando assim sempre mais quando for maior ou de perfil esportivo.

O ideal é considerar centros especializados em pneus para um serviço feito corretamente e com equipamentos de ponta, que garantem maior precisão no alinhamento e também no balanceamento.

Geralmente estes centros possuem software com banco de dados de todos os modelos nacionais e importados vendidos no Brasil, garantindo maior precisão nos parâmetros de ajuste de cada carro.

Alinhamento e balanceamento – fotos