As grandezas que estudamos podem ser medidas com diversos tipos de equipamentos, temos que sempre levar em conta a sua escala como sua precisão, pois as grandezas elétricas podem ser medidas com aparelhos separados, que veremos a seguir
1 – Tensão Elétrica (E), utilizamos o Voltímetro
Como no setor automotivo a predominância da voltagem é do tipo contínua, o voltímetro tem que ser com o símbolo V, com um traço continuo em baixo, que indica ser para o tipo continuo, diferente do que mostraremos a seguir que é para o tipo alternada.
Observem que abaixo do V está uma onda indicando que esse voltímetro é para medir o tipo alternada, os dois modelos são analógicos, mas também pode ser digital.
No digital, da mesma forma temos que ver em suas especificações, se é do tipo alternada ou contínua.
Mas também temos a voltagem alternada no veículo, um exemplo de voltagem do tipo alternada está nas bobinas de campo do estator dos alternadores.
Se medirmos a voltagem nos pontos 1,2 e 3 com o alternador em funcionamento, teremos voltagem alternada, pois ela ainda não passou pela placa retificadora, que vai transformar em voltagem contínua.
2 – Corrente Elétrica (I), utilizamos o amperímetro
Como no voltímetro, temos amperímetros para medir corrente alternada ou contínua e temos os que medem os dois tipos e pode ser também analógico ou digital. Quando for utilizar o amperímetro, ele deve ser ligado em série ao circuito.
Quando a corrente medida for muito elevada, usamos um indutor para fazer esta medição, pois sem o indutor o equipamento teria que suportar a corrente passando por dentro dele e por indução o equipamento não tem que suportar a corrente passando por dentro e sim só medir pelo indutor. Neste caso o cabo do circuito a ser medido passa por dentro do indutor.
Como as duas grandezas mais medidas são a voltagem e a corrente é comum acharmos no mercado já com as duas medidas. Veja que este mede a voltagem na parte superior e amperagem na parte inferior.
3 – Para medir a resistência elétrica, utilizamos o ohmímetro
O ohmímetro também pode ser analógico ou digital e o circuito a ser medido não pode estar energizado, como pode ser visto no exemplo, medindo a resistência da bobina do bico injetor.
Podemos também usar o ohmímetro para medir a resistência entre as bobinas do estator do alternador, mas que esteja totalmente desligada do conjunto retificador.
Nas décadas de 70 e 80 era muito comum estes equipamentos estarem agregados aos painéis de veículos, principalmente nos modelos esportivos.
O equipamento que mais utilizamos na oficina é o multiteste ou multímetro, temos que ter atenção para escolher um que seja específico para o setor automotivo e que seja de precisão e ótima qualidade.
Teremos uma aula somente sobre este equipamento explicando todas as suas funções.
Se vamos usar um equipamento em separado para montar um painel ou se vamos usar o multímetro para somente fazer os testes nos circuitos, temos que ter em mente como ligar e quais grandezas iremos medir, não podemos usar um voltímetro com escala para 12v para ligar em um circuito de 24v, os medidores analógicos são mais rápidos pois não contam com o tempo do processamento do digital.
A partir de hoje já podemos ver as diferentes grandezas elétricas e saber se estão com seus valores corretos ou não.