AUTOPROMOTEC: Uma das principais feiras internacionais volta com força total

Três anos tinham se passado desde a última feira Autopromotec e foi com muito destaque que marcamos presença nesse grande evento do aftermarket mundial que voltou ao modo presencial. A feira tem como missão levar conhecimento técnico e mostrar novas tecnologias, além de ser uma oportunidade de conhecer o que as grandes empresas do setor estão desenvolvendo e ampliar sua lista de network com novas empresas e profissionais da área.

A Autopromotec representa um importante evento para a cadeia de aftermarket e, consequentemente, um compromisso fundamental para quem trabalha no setor. Hoje, é considerada uma referência internacional, pois durante a feira as grandes marcas podem exibir seus catálogos e novidades de componentes, e os participantes podem assistir a palestras técnicas e fazer reuniões de negócios. Uma feira completa.

Com mais de 1.300 empresas expositoras numa área de exposição de 141.000 m2, a Autopromotec 2022 teve 42 países representados. O mapa do evento foi dividido em 15 pavilhões, com empresas agrupadas por categoria de produto. O segmento das autopeças, tanto de leves e pesados e componentes ficou nos pavilhões 14, 16, 18 e 21. Já os equipamentos para oficinas tanto de mecânica como funilaria estavam alojados nos pavilhões 19 e 29. Por sua vez as áreas 28 e 29 eram dedicadas aos lubrificantes e a de número 30, aos equipamentos de diagnóstico, enquanto no hall 26 e em parte do 29 havia equipamentos e produtos para carroçaria. 

Na entrada da feira, o visitante era imediatamente destinado a área chamada de “Futurmotive Experience”, uma instalação integrativa, composta de imagens, luzes, sons e palavras –, destacando as tendências mais importantes para os negócios do futuro. 

Seguindo o acesso a área de exposição o participante é levado ao “Futurmotive Talks”, um extenso programa de seminários e workshops internacionais que sempre foi característico da Autopromotec.

A programação dos destes eventos envolveu temas como o protagonismo da inovação tecnológica, sustentabilidade, os desafios do carro elétrico e o que esperar do aftermarket no futuro.

Na abertura do evento exclusivo a imprensa internacional estiveram presentes autoridades como Luigi Di Maio, Ministro das Relações Exteriores da Itália, Stefano Bonaccini, Presidente da região Emilia-Romagna, Carlo Maria Ferro, Presidente da Agência Italiana de Comércio e Investimento, Paolo Scuderi, Presidente da Associação Nacional da Cadeia Produtiva da Indústria Automobilística (ANFIA), Gianpiero Calzolari, Presidente da BolognaFiere, Stefano Carloni, Presidente da Associação Italiana de Reformadores de Pneus  (AIRP), Mauro Severi, Presidente da Associação de Fabricantes de Equipamentos Automotivos (AIRCA), Michelle Crisci, Presidente e CEO da Volvo Car Italia e Renzo Servadei, CEO da Autopromotec.

O porta voz deste ato de “inauguração” Renzo Servadei, CEO da Autopromotec deu boas-vindas aos visitantes da feira e destacaram a importância do evento principalmente após a pausa devido a pandemia e a pujança deste retorno ocupando praticamente todas as instalações da BologinaFiera prova quão forte e resiliente é o aftermarket automotivo. 

DESTAQUE BRASILEIRO

Em meio à enorme crise sanitária experimentada nos últimos anos, mais uma vez o mercado de reposição mostrou sua resiliência nos principais mercados. No evento “Reunião Internacional de Aftermarket Automotivo” foram apresentados dados comprovando o crescimento do mercado de reposição em diversos países.

De acordo com os palestrantes, a verdade é que o aftermarket automotivo é um ambiente de negócios privilegiado em comparação com tantos outros setores da economia. O Brasil foi destacado e reconhecido como um “país movido sobre rodas não só por carros, mas principalmente por caminhões, ônibus e motos compondo um mercado muito atrativo. Este reconhecimento chamou nossa atenção pois o aftermarket brasileiro foi colocado as cinco maiores potências do aftermarket mundial, que são EUA, Alemanha, Inglaterra, Brasil e China.

Tal reconhecimento é motivo de orgulho para nós brasileiros principalmente num momento em que nosso país é tão desacreditado pela imprensa local. 

Os analistas afirmam que as oficinas não ficaram paradas e foram atrás de serviços, introduziram os sistemas de leva e traz, fizeram mudanças para contornar a inadimplência, alinharam-se com fornecedores, enfim, fizeram todo um movimento para superar a crise, exatamente como observamos no Brasil.