“Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe de tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. Paulo Freire
Com base nos dicionários, sabedoria é a característica de pessoas sábias e significa, portanto, um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. Quase sempre, a sabedoria é indicativo de pessoas instruídas, que têm muito juízo, bom senso e se comportam com retidão.
Podemos elencar outras características presentes nas pessoas sábias: equilíbrio, prudência, empatia, humildade, benevolência, cautela, paciência, senso de justiça, ética, respeito, compreensão, educação, experiência e autoconhecimento.
Tão importante quanto o saber acadêmico, a experiência adquirida pelo saber vivido (vivência) estabelece maior assertividade tanto nas relações pessoais quanto nas relações profissionais.
“Sua sapiência não tem preço”. A sabedoria é adquirida com o passar do tempo através das experiências e das dificuldades que nos são apresentadas ao longo da vida.
Adquirimos sabedoria com os erros, afinal: “é errando que se aprende”. Não estamos falando em persistir nos erros, pois aí já não é sabedoria. Aprendemos com os erros, na medida em que nos planejamos e montamos estratégias para não continuar errando.
“Nunca tenha certeza de nada. A sabedoria começa com a dúvida”. Freud
No ambiente de trabalho, a todo momento, se apresentam situações em que precisamos usar da sabedoria, por exemplo:
Na administração do tempo: planejamento e disciplina são prérequisitos para uma boa administração do tempo.
Em algum dia você já teve aquela sensação de que trabalhou, trabalhou, trabalhou e terminou o dia com a sensação de que nada fez e chegou em casa cansado (a), após um dia exaustivo de trabalho?
Ao distinguir dentre as tantas atividades do dia a dia de trabalho aquilo que é urgente e o que pode esperar, o dia se torna mais produtivo e mais tranquilo. Saber administrar bem o tempo é, portanto, uma questão de sabedoria.
Uma boa dica para administração do tempo é o uso de agendamento das tarefas. É uma forma de deixar a mente livre de excesso de preocupações.
Administração de conflitos: aceitar provocações e rebater de imediato é prenúncio de conflito. A paz de espírito e a paciência são características de pessoas sábias. Contar até dez antes de responder um e-mail ou responder, verbalmente, um questionamento, é a atitude mais coerente em determinadas situações. No calor do momento, uma palavra mal dita ou mal escrita pode implicar em prejuízos de difícil solução aos relacionamentos. Tomar atitudes no calor de um momento é arriscado. Às vezes dar um passo atrás é sinal de sabedoria e não de fraqueza.
“Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz”. Dalai Lama
“Diga-me com quem andas que te direi quem tu és” – Pessoas sábias se cercam de pessoas de conteúdo e de conduta inquestionável. Estabelecer alianças estratégicas que possibilitem trocas de experiências e aprendizado é caraterística presente em pessoas sábias.
“Só sei que nada sei” – famosa frase atribuída ao filosofo Sócrates: quem pensa saber tudo perde a oportunidade de aprendizado contínuo. É preciso ter humildade para aprender. O hábito pela leitura gera conhecimento. Conhecimentos gerais e do mercado em que atua é importante, assim como estabelecer diálogo com pessoas mais idosas e com os jovens é sempre uma oportunidade de aprender algo novo. Beber da fonte da experiência dos mais velhos e do conhecimento dos mais jovens é sinal de sabedoria.
Cuidar da própria saúde; ter cuidados com os excessos; cuidar da alimentação; fazer algum tipo de atividade física; dormir bem; disponibilizar um tempo para a família e para os amigos; praticar algum hobbie, afinal, uma boa qualidade de vida faz bem à saúde, dá disposição, paz e tranquilidade.
Antecipar-se aos problemas é uma sabedoria que se aprende com as experiências ao longo da vida. Perceber algo nas entrelinhas. O que podemos chamar de feeling (pressentimento ou intuição) se adquire com a vivência e é capaz de, através dos gestos, olhares e comportamento do outro, perceber determinadas intenções e agir, antecipadamente, no sentido de evitar possíveis problemas e, ainda, pode servir de apoio na tomada de decisões.
Como mostra um dito popular: “isso vai dar m…”. Às pessoas que têm a percepção de que algo está caminhando para um desfecho diferente do que se espera, a percepção apurada (feeling) lhes concede a possibilidade de agir de imediato, cortar males pela raiz e tomar atitudes prevencionistas.
“Aquele que se empenha a resolver as dificuldades resolve antes que elas surjam”. Sun Tzu
Saber ouvir é uma arte. Nenhum de nós, simples mortais, é dono da verdade. Quantos conflitos poderiam ter sido evitados apenas com a prática da audição. Muitas vezes é preciso nos calar e até ouvir nossa voz interior, fazer uma meditação e com tranquilidade enfrentarmos os problemas sem juízo de valor e sem preconceitos.
Dizer não é algo que atormenta muitas pessoas. Para não magoar o outro ou ser incompreendido, muitas pessoas dizem sim e acabam fazendo algo que não era da sua vontade. Ganhar tempo, refletir antes de responder, contextualizar de forma convincente é uma questão de sabedoria.
Evitar se envolver em fofocas é uma outra habilidade que requer sabedoria. É algo maléfico e pode trazer sérios prejuízos aos relacionamentos, principalmente, entre colegas de trabalho. Segredo de três não existe. Antes, as fofocas aconteciam presencialmente ou por telefone. Com o avanço da tecnologia, as redes sociais se transformaram em principal meio de disseminação de fofocas (fakenews) e acontece de forma abusiva e absurda. É preciso ter muito cuidado com aquilo que lê e se ouve e não alimentar esse tipo de conduta.
Atualmente, somos constantemente observados através das redes sociais. Nossa imagem é o nosso principal patrimônio e requer cuidados em relação às postagens em redes sociais, bem como posicionamentos de cunho político e religioso.
No balcão de atendimento, vendedores de sucesso agem com sabedoria na medida em que administram bem o tempo; evitam e sabem conduzir situações de conflito; buscam se aprimorar em técnicas de vendas e em conhecimento de produtos; são cuidadosos em relação a si próprio e na prática do autoconhecimento; sabem ouvir e sabem o momento certo de entrar em cena; usam de sua sabedoria para perceber e evitar possíveis problemas no desfecho de uma venda; têm habilidade para dizer não sem causar impactos na comunicação com o cliente, enfim, todas essas habilidades são sinais de sabedoria.
A sabedoria é, portanto, um dom. Não se adquire da noite para o dia. Nasce com o ser humano com um diamante que precisa ser lapidado a partir das experiências vivenciadas ao longo da vida, ganhando forma e brilho.
*Valtermário Rodrigues é Analista Administrativo Sênior da Distribuidora Automotiva S/A – Filial Salvador; Bacharel em ADM; MBA em Gestão de Empresas; MBA em Liderança Coaching; Co-autor dos livros “Ser Mais Inovador em RH” – “Motivação em Vendas” e “Planejamento Estratégico para a Vida